Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 5 de março de 2020

O Turismo sem Pontes na Baixada Santista


Por..:: *Renato Marchesini

Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

O Turismo Regional da Baixada Santista está anestesiado e sem Ponte, sem o Selo Metropolitano para as Agências de Turismo, o Circuito Turístico Regional não existe, portanto sem diretrizes de um turismo regional (não tem “produto/roteiros” de prateleira regional).


E para dificultar mais ainda as cidades carecem de infraestrutura adequada aos visitantes (não suprem nem os moradores), violência, vias e atrativos turísticos abandonados, balneabilidade e saneamento precário, somando-se à inoperância e loteamento das Secretarias de Turismo e má formação e utilização dos Comturs. Salvo raras exceções e com muito esforço vamos resistindo, sobrevivendo e batalhando pelo Turismo com Olhar Metropolitano.

Me impressiona a falta de visão de pessoas que possam fazer esta “Ponte” entre as cidades e contribuir para o turismo regional, ligando também o polo emissor ao nosso destino receptivo.

Este recado é mais que um simples desabafo, é um pedido explícito de que as autoridades parem de somente usar a fala do turismo de forma demagógica e eleitoreira e de fato possuam equipes com formação e experiência em turismo e que consigam planejar e executar o turismo consolidado, sustentável e com visão e ações regionais.

*Gestor de Projetos da R9 TURISMO, Bacharel em Turismo, Guia Regional, Nacional, América do Sul, Especializado em Atrativos Naturais (Ecoturismo) e Especializado em Atrativos Culturais Credenciado pelo Ministério do Turismo, Pós-Graduado em Ecoturismo (Lato sensu), Pós-Graduado em Gestão Pública (Lato sensu), Pós-Graduado em Esportes e Atividades Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Lato sensu),  Pós-Graduado em História e Cultura Contemporânea no Brasil (Lato sensu) e Mestrando em Ciência e Tecnologia do Mar (Stricto sensu).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.