Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 27 de março de 2020

A Ponte Pênsil de Itariri SP: A Ponte da Amizade

A Ponte Pênsil de Itariri foi construída pelos imigrantes Okinawanos em 1936 e tem 52 metros de extensão. 


O objetivo era para que seus filhos atravessassem o rio com tranqüilidade para frequentar o Grupo Escolar, distante 4 km, na Vila Itariri. Essa construção foi realizada sem a participação de engenheiro, apenas dando forma naquilo que tinham em mente e numa incrível força de vontade para superar as dificuldades. 


Em 1937, um ano após sua construção, a ponte foi parcialmente danificada pela enchente do Rio do Azeite. Foram três grandes enchentes: 1937, 1951 e 1960. Na primeira, os moradores fizeram o reparo de imediato. 

Em 1951 a ponte ficou semi-destruída e a prefeitura alegou não ter recursos financeiros e nem pessoal qualificado para fazer os reparos. Os moradores da região, com a chegada de mais imigrantes, executaram o trabalho. Todos chegavam para ajudar, de livre e espontânea vontade. Em 1960, ocorre mais um grande desastre ambiental, o terceiro, no período de 24 anos. A ponte ficou totalmente perdida e o prefeito da época, Fidélis Gasbarro, decretou calamidade pública no município solicitando ajuda do Governador do Estado Jânio Quadros, que providenciou de imediato o repasse de verba. A prefeitura construiu uma nova ponte, com materiais dimensionados, torres de sustentação de concreto reforçado e a sua largura foi aumentada, dando passagem até para bicicletas. 


A obra terminou em 1961 e passou a se chamar “Ponte da Amizade”, em razão de unir os moradores das duas margens. Os imigrantes okinawanos, idealizadores dessa ponte, foram Katsukiti Yamashiro, Magokiti Oshiro, Guempei Nakati e Jinko Shinzato.

Fonte.:: Jornal Utina Press – Outubro 2012/ Itariry Poética


Para Roteiros de Turismo em Itariri e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.