Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Foto Antiga Santos SP: Mercado de Peixe, Ponta da Praia.


A construção do Mercado de Peixes foi um grande marco, pois até sua construção, os pescados eram vendidos de forma improvisada sobre caixotes, nas vias próximas à travessia de balsas e a região era conhecida como *“Mercado dos Urubus”*.

Inaugurado no dia 16 de janeiro de 1982 como principal obra do pai do Prefeito Paulo Gomes Barbosa, o *Mercado de Peixes José Augusto Alves* é uma homenagem ao ex-presidente da Cooperativa Mista de Pescas Nipo-Brasileira e um dos maiores comerciantes de pescados da época.

O prédio é um significativo exemplar da arquitetura santista, projetado por *Antônio Carlos Quintas*, arquiteto da PRODESAN e professor da FAUS, que faleceu de uma parada cardíaca, diante do próprio Mercado, na noite anterior à sua inauguração, enquanto vistoriava os últimos detalhes da obra.

Por ser uma *referência arquitetônica, paisagística, cultural e histórica* para a cidade de Santos, a preservação do prédio do Mercado de Peixes para novos usos, conta com um abaixo-assinado para a sua não demolição.

A edificação do Mercado de Peixes conta com 15 boxes, salas administrativas e sanitários, que poderiam ser utilizados para outras atividades, tal como *Posto de Informações Turísticas*, com lojas e serviços de apoio aos visitantes, já que o CAT só funcionará durante a realização de eventos.

 As atividades do Mercado de Peixes serão transferidas para um novo Mercado, em abril de 2020 e o atual edifício, um imóvel público e em bom estado de conservação, tem demolição planejada pela Prefeitura, mesmo sem interferir nas obras do *Centro de Atividades Turísticas* (CAT).



Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Santos e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.