Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Turismólogo traz dicas de lugares diferentes para conhecer no litoral de SP durante o verão


Fonte..:: G1

Dicas são para moradores que querem conhecer além das praias e dos Centros das cidades da região.

Por..:: Isabella Rocha

Turismólogo traz dicas de diferentes locais para conhecer na Baixada Santista 
Foto: Reprodução/ Renato Marchesini

A maioria das cidades da Baixada Santista têm diversas paisagens urbanas, históricas e naturais, muito frequentadas pelos moradores e pelos turistas que conhecem a região. Muitos lugares incríveis, porém, continuam desconhecidos da população. Em entrevista ao G1, o turismólogo Renato Marchesini destacou boas opções para quem deseja explorar algo diferente nessas cidades.

Segundo Marchesini, muitas dessas áreas não são exploradas devido a falta de informação. "Na maioria das vezes, as pessoas só conhecem em nossa região o turismo voltado ao sol e as praias, ou alguns atrativos históricos e culturais das cidades. É importante apontar outras possibilidades fora do clichê", destaca.

Algumas das possibilidade que fogem do comum, apontadas por ele, são passeios pelos manguezais, fazendas e trilhas. A orientação principal é que todos os passeios sejam feitos com guias de turismo, garantindo a segurança no trajeto. "Ele é um especialista, que conhece bem o local, história e segurança da área, além de possibilitar a aproximação entre visitantes e visitados", destaca o turismólogo.

Conheça mais desses locais:

Manguezais:

Conforme explica Marchesini, os Manguezais são um ecossistema de áreas litorâneas, com influências da água no Oceano e água dos rios, que são regidos pelos regimes das marés. O espaço é conhecido como berçário da vida marinha. "É bem legal para o perfil de estudo do meio (instituições de ensino), além de ser interessante para famílias, pessoas que gostam de natureza e observadores de aves", diz.

Turistas e moradores podem conhecer o ecossistema de manguezal.
Foto: Reprodução/ Renato Marchesini

Fazenda Cabuçu - Santos

Localizada na área continental de Santos, o local, segundo o turismólogo, já abrigou uma fazenda com plantação de banana na planície costeira, em que a produção era transportada por barcos até o Mercado Municipal, no Centro. No espaço, há a possibilidade de visitantes fazerem trilha e também conhecerem diversos atrativos naturais, além da Cachoeira do Rio Cabuçu.

"O local representa uma referência histórica, já que no período de colonização abrigou a Companhia de Jesus, que montou um posto de catequese para os índios", conta.

Cachoeira do Rio Cabuçu pode ser um passeio diferente durante o verão em em Santos, SP 
Foto: Reprodução/ Renato Marchesini

Ecossistemas de Bertioga

"Cada ecossistema tem uma flora e uma fauna específica. Em Bertioga, temos a Restinga, o Manguezal e Mata de Encosta. É possível, com guias, fazer uma trilha e conhecer curiosidades desses locais, além de conhecer uma queda de água com piscina natural, o Rio Guachinduva, e fazer até uma caminhada dentro desse rio", explica.

Segundo o especialista, nesses ambientes naturais é possível observar a biodiversidade de cada ecossistema. Na mata de Restinga, por exemplo, há muitas bromélias e caixetais, uma espécie de árvore quase extinta pela atividade humana na época de colonização.

Visitantes podem conhecer ecossistemas de Bertioga, SP.
Foto: Reprodução/ Renato Marchesini

Parque Estadual do Itinguçu - Peruíbe

O Parque Estadual do Itinguçu fica no estado de São Paulo. Foi criado pela Lei ordinária nº 14.982, em 3 de abril de 2013 e abrange área dos municípios de Iguape e Peruíbe. Na cidade, há também como visitar à praia do Arpoador por meio de trilha.

Trilha do Arpoador e Parque Estadual do Itinguçu são opções turísticas em Peruíbe, SP.
Foto: Reprodução/ Renato Marchesini

Sítio Itabatatinga

Localizado em Santos, o espaço é formado por área com plantações e árvores frutíferas. Além da área rural, também há antigas ruínas que até hoje são estudadas por historiadores. No sítio, segundo Marchesini, também existe a antiga casa sede, onde funcionou um engenho e um alambique e as pessoas podem fazer um passeio histórico-cultural.

Sítio Itabatatinga pode ser boa opção de passeio histórico-cultural em Santos, SP.
Foto: Reprodução/ Renato Marchesini

Fonte..:: G1 Santos e Região 


Fonte..:: G1 Santos e Região 




Fonte..:: Rádio Stúdio FM



Para Roteiros de Turismo na Baixada Santista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.