Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Circuito Turístico Cultural da Baixada Santista concorre a Prêmio Nacional de Turismo 2019

Trabalhar uma região de forma metropolitana é um desafio, e é o que (des)envolve o Turismólogo Renato Marchesini, uma dos Projetos Habilitados no Prêmio Nacional de Turismo 2019, na categoria: Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo e tendo como iniciativa contemplada o Circuito Turístico Cultural da Baixada Santista.

Objetivo da iniciativa? A agência de turismo R9 Turismo tem um leque de roteiros para quem deseja passear, mas uma proposta diferente. A ideia é guiar os olhares para além de monumentos e paisagens e incentivar um mergulho na cultura das pessoas. Com isso, o objetivo é gerar renda para comunidades locais, valorizando e preservando os saberes e costumes populares. A iniciativa compreende as 9 cidades da Baixada Santista.

Assim, o projeto Circuito de Turismo Cultural tem como principal proposta preservar as tradições locais ao fomentar a visitação turística. Um círculo generoso que enriquece quem visita e quem é visitado. 

Público-alvo? Instituições de Ensino, Comunidades, Famílias, Idosos, Viajantes, Terceiro Setor, Iniciativa Privada.

Em que ano a iniciativa foi implementada? Ela continua em execução? Início 2009 (10 anos) e em ampliação.

Como surgiu a iniciativa? Pelos desejos de seu idealizador Renato Marchesini (Turismólogo e Guia de Turismo Ministério do Turismo), que estão no mercado desde 1999, promovendo o que há de melhor e inovador na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. São responsáveis, na área acadêmica científica, por diversos artigos e publicações. Na educação, destacam-se suas palestras, workshops, cursos e docência em diversas instituições renomadas de ensino. Na mídia, estão sempre presentes em jornais, revistas, entrevistas para emissoras de TV e documentários.

Suas contribuições para o setor são constantes, participando ativamente de conselhos municipais de turismo, unidades de conservação, reuniões e encontros do trade turístico, movimentos ambientalistas e de defesa do patrimônio histórico, cultural e arqueológico, além de consultorias e projetos diversos.

Breve relato da iniciativa: A agência R9 Turismo tem um leque de roteiros para quem deseja passear, mas uma proposta diferente. A ideia é guiar os olhares para além de monumentos e paisagens e incentivar um mergulho na cultura das pessoas. Com isso, o objetivo é gerar renda para comunidades locais, valorizando e preservando o saber popular. A iniciativa compreende as 9 cidades da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe).

Assim, o projeto Circuito de Turismo Cultural tem como principal proposta preservar as tradições locais ao fomentar a visitação turística. Um círculo generoso, pautado na sustentabilidade, que acrescenta a quem visita e a quem é visitado. 

Os projetos promovem a cultura local, as tradições da população e o folclore regional, incentivando o desenvolvimento econômico e social. A participação da comunidade nesses projetos é uma maneira de incentivar a coletividade dos moradores para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

A própria Constituição Federal (BRASIL, 1988) informa, na Seção II: da Cultura, em seu artigo 216, que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Escreva como a sua iniciativa se relaciona com a categoria pretendida. O turismo cultural vem a ser uma opção de atividade para a comunidade, permitindo-lhes trabalhar no ecossistema local e em seu próprio espaço, divulgando seu patrimônio imaterial, suas tradições, conhecimentos e tão rica cultura e saberes. O projeto circuito cultural promove o contato mais estreito entre os visitantes e visitados, possibilitando a valorização da comunidade e a autoestima dos moradores, gerando benefícios, constituindo como importante instrumento social, conservacionista e econômico.

Elenque os resultados alcançados pela iniciativa:
Estes são alguns dos roteiros os quais estamos fomentando atualmente:
- TURISMO COMUNITÁRIO ILHA DIANA – Santos SP
- TURISMO COMUNITÁRIO ARTE NAS COTAS – Cubatão SP
- TURISMO COMUNITÁRIO SURPRESAS DO CARUARA – Santos SP
- ROTEIRO CULTURAL CONHECENDO A COMUNIDADE AFRO SÃO ROQUE E CABOCLO TUPINAMBÁ – Bertioga SP
- VIVÊNCIA NA ALDEIA INDÍGENA GUARANI – Bertioga SP
- CONHECENDO A ALDEIA INDÍGENA TABAÇU – Itanhaém e Peruíbe SP
- TURISMO COMUNITÁRIO PRAIA BRANCA – Guarujá SP
- PROJETO HORTA URBANA: HORTA COMUNITÁRIA BONS FRUTOS – Santos SP
Outros roteiros em: WWW.R9TURISMO.COM

Sua iniciativa abarca e/ou incentiva a prática dos princípios do Turismo Responsável? Como? Descreva-os. O (des)envolvimento que se busca é promover através da preservação do patrimônio cultural material e imaterial não se traduz apenas em fomento a atividades econômicas; leva em conta, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida e na valorização das comunidades receptoras.

Sua iniciativa possui características inéditas ou inovadoras?
Trata-se do esforço da reorientação da experiência turística, trocando a massificação por uma vivência autêntica, mais próxima da realidade local (tanto da comunidade, quanto dos espaços, significados por seus usos tradicionais). Reside aí a essência do turismo cultural, prática da visitação intencional à “alma” do lugar e das pessoas que o habitam. E a nossa atividade torna-se ainda mais especial pois se trata de um circuito regional e engloba 9 cidades de uma região metropolitana.

Descreva a importância da iniciativa para o turismo brasileiro e os motivos pelo qual ela merece o prêmio: O turismo e a cidadania podem ser intimamente relacionados quando a comunidade anfitriã for suficientemente preparada para estar consciente do seu papel de agente de proteção do patrimônio e quando, nas viagens, além de conhecer outras realidades, é oferecida adequadamente ao turista a possibilidade de perceber e valorizar a diversidade cultural brasileira.

Informe as perspectivas de continuidade e de autossustentação da iniciativa (o que garante a manutenção da iniciativa longo do tempo). Muito mais que um segmento, o turismo cultural trabalha os saberes e é visto como uma ferramenta ou um instrumento de organização das comunidades, que exige que as famílias se envolvam de forma ativa em todas as etapas do trabalho: no planejamento, na execução, na avaliação e no monitoramento das atividades.

A iniciativa envolve, de alguma maneira, a comunidade local? Sim, os roteiros possuem as comunidades como  protagonistas, oferecendo aos participantes refeições, oficinas, vivências, bate-papo e um dia inesquecível. Cada roteiro tem a sua particularidade.

Informe os efeitos multiplicadores gerados pela iniciativa (Explique como a iniciativa repercutiu na sociedade).

Já houve replicação da iniciativa?  Em 2016, apresentamos nossos resultado em Nice da França no GTTP 2016  (Global Travel & Tourism Partnership). E conforme a iniciativa do projeto vem surgindo resultados, vamos ampliando proposta nos lugares já instalados. E ampliando em novas localidades e comunidades na região.


Sobre o Prêmio Nacional do Turismo 2019
O Prêmio Nacional do Turismo 2019 tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.

Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque
O Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque visa reconhecer e premiar iniciativas que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor nos últimos 24 meses.

Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.

Categorias das Iniciativas de Destaque:
- Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo
- Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo
- Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo
- Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo
- Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo

- Turismo de Base Local
- Produção Associada ao Turismo
- Tecnologia no Turismo
- Marketing e Comercialização do Turismo
- Melhoria do Ambiente de negócios e atração de investimentos
- Turismo Social
Classificados para o Prêmio Nacional de Turismo 2019:


Prêmio Nacional do Turismo 2019 - Profissionais de Destaque no Turismo
O Prêmio Nacional do Turismo 2019 - Profissionais de Destaque no Turismo busca identificar, reconhecer e valorizar profissionais que tenham atuado de forma proativa em benefício do desenvolvimento do turismo no País nos últimos 24 meses.

O Prêmio está voltado para especialistas, expertos, peritos, técnicos, empresários, ativistas, pesquisadores e outros profissionais que tenham atuado de maneira criativa e proativa em prol do turismo no Brasil.

Entende-se que, além de prestar uma homenagem justa pelo trabalho realizado, reconhecer e valorizar tais profissionais estimula o engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do turismo no Brasil.

Categorias dos Profissionais de Destaque no Turismo:
- Academia
- Governo – Dirigentes e Parlamentares
- Governo – Gestores e Técnicos
- Empreendedores de Médio e Grande Porte
- Micro e Pequenos Empreendedores

- Organizações Não Governamentais
- Imprensa
- Mídias Sociais

Classificados para o Prêmio Nacional de Turismo 2019:





Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais na Baixada Santista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.