Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 26 de julho de 2019

A FOTO MAIS ANTIGA DE SANTOS (1863)


Esta é, provavelmente, a imagem fotográfica mais antiga da cidade de Santos, pelo que se conhece. Produzida pelo fotógrafo Militão Augusto de Azevedo, estima-se que tenha sido registrada em 1863, dois anos antes deste mesmo profissional voltar a Santos para produzir a mais antiga coleção de vistas da cidade.

Militão posicionou seu daguerreótipo (equipamento fotográfico da época) num tripé instalado na Ilha Barnabé. De lá, produziu a imagem panorâmica da pequena cidade portuária, do outro lado do lagamar estuarino.

Das edificações que aparecem na imagem, as únicas ainda sobreviventes são o Mosteiro de São Bento (bem do lado direito da imagem), a Igreja do Valongo e a Estação de Trem (ainda em sua primeira fase), a Cadeia Velha (chamada Cadeia Nova) e a Casa Hard Hand (aquela que fica ao lado da Bolsa do Café, na Tuiuti). E só. O conjunto do Carmo não aparece nesta imagem, pois fica um pouco mais à esquerda.

Vale a pena dizer que Militão teve uma sensibilidade estética incrível, para sua época, espelhando os morros de Santos, praticamente virgens, nas escuras águas do canal do porto.

Fonte..:: Memória Santista

Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.