Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Resumo do Livro: O que faz o brasil, Brasil? De Roberto DaMatta

Por..:: Renato Marchesini
O que faz o brasil, Brasil?
O título do livro dá margem para que se faça uma reflexão entre os dois brasis: o primeiro “brasil” (escrito com inicial minúscula) que faz alusão ao país explorado, sem condições de ter um sistema organizado; e o segundo “Brasil” (esse escrito como se deve, com inicial maiúscula) que é uma representação da nação brasileira, com suas características e seus valores.
Que Brasil é esse? O autor através do livro quer levantar a questão da identidade brasileira. O que é o Brasil?
Ao longo do livro o autor faz questionamentos sobre identidade, sobre o comportamento, as relações étnicas, sobre as metáforas e comparações utilizadas no dia-a-dia do brasileiro. Revela as características do Brasil e dos brasileiros através de suas festas populares (em especial o carnaval), manifestações religiosas, costumes, literatura e arte, enfim ele faz grande usos dos aspectos da cultura brasileira.
O autor nos convida, portanto a enxergar o Brasil com um olhar diferente, não aquele cristalizado em textos e livros ingênuos ou aqueles apresentados por estrangeiros que levam em consideração apenas certos aspectos, mesmo importantes, mas não suficientes para se fazer uma opinião sobre esse fenômeno, esta grande nação que é o Brasil. Em aspectos gerais “O que faz o brasil, Brasil?” consegue abordar de forma ampla e crítica as características da sociedade brasileira.
Nessa obra DaMatta apresenta em seus capítulos focos temáticos como:
1º capítulo “A questão da identidade”, onde ele discute as questões histórico-culturais que caracterizam o povo brasileiro;
2º capítulo “A casa, a rua e o trabalho”, retrata a forma com que o brasileiro tem a casa como um espaço sagrado, a rua como o local do perigo e o trabalho como um forma de castigo;
3º capítulo “A ilusão das relações raciais”, onde focaliza os aspectos entre negros, brancos e mulatos, deixando claro que nossa sociedade é racista, mas não tem coragem de admitir essa posição preconceituosa;
4º capítulo “Sobre mulheres e comidas’, apresenta a relação que o brasileiro construiu entre a comida e a sexualidade;
5º capítulo “O carnaval, ou o mundo como teatro e prazer”, descreve a festa em que o excesso é permitido;
6º capítulo “As festas da ordem”, onde essas festas são vistas como forma de recriar e resgatar o tempo, o espaço e as relações sociais;
7º capítulo “O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”, analisa o jeito “safo” do brasileiro, que sempre encontra uma forma de fugir de determinadas situações;
8º oitavo e último capítulo “Os caminhos para Deus”, retrata a fé do povo brasileiro.
DaMatta faz bastante uso de comparações entre o Brasil e os EUA, mostrando vários aspectos que diferenciam a nossa sociedade da sociedade americana, como por exemplo a forma de se alimentar, a questão racial, etc.
Ele quer ver e ler o Brasil no seu tudo, “Brasil” dos ricos e pobres, dos cultos e analfabetos, dos santos e orixás, com seus anjos e demônios, na sua grandeza, mas também na sua fraqueza, o Brasil do dia-a-dia que diferenciam o Brasileiro com qualquer outro povo.
Por isso, ele propõe buscar o Brasil na sua comida, no seu feijão, mas também na sua mulher, nas suas relações com a família, a casa, a rua, o trabalho, a lei, no carnaval, no jeitinho e na malandragem.
Brasil é país, é cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecido internacionalmente, e também casa, pedaço de chão, calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar e, brasil = objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de uma coisa que morre e não tem a menor capacidade de se reproduzir como sistema.
Buscar o Brasil além do que transparece na cara de cada brasileiro e que lhe dá aquele orgulho de dizer “eu sou Brasileiro”, levando nesse “Brasileiro” o Brasil Brasileiro.
Referências
DaMatta, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco: 1986. Disponível em: http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Roberto_DaMatta_-_O_Que_Faz_o_Brasil_Brasil.pdf. Acesso em 19.02.19>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
Entrevista. Bovarismo ou a mania de não ser - Roberto DaMatta - Entrevista - Canal Futura. 15 de abril de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gJQyjtEqRXA. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.
Fecomércio SP. Roberto DaMatta analisa a sociedade brasileira contemporânea. 03 de abril de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-EOWVc3zpcM. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.
MrJGSABINO. Roberto da Matta explica o Brasil - Carnavais, Malandros e Heróis (Bloco 1 de 3).   01 de abril de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eqsgtA0KhSQ. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.
Youlanda Lundeen. Intérpretes do Brasil | 11 de 15 | Leituras do Cotidiano, por Roberta DaMatta.   26 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=56obl1qun5c. Acesso em: 19 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

..:: Google Analytics ::..