Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Monumento Vicente de Carvalho em Santos SP

Motivo de interminável polêmica na cidade, por ter sido colocada de costas para o mar, a estátua em homenagem a Vicente de Carvalho, o "poeta do mar" (e também abolicionista, republicano, jornalista, deputado, dramaturgo, constituinte, jurista e ministro), foi inaugurada no dia 21 de julho de 1946. Essa obra do escultor Caetano Fracarolli está situada no ajardinamento da praia do Boqueirão, onde a fonte luminosa também leva o nome do poeta.

Na verdade, nem sempre o monumento esteve nessa posição. No início, foi colocado de frente para o mar, e com um espelho d'água, como se verifica neste cartão postal de fins da década de 1940,  baseado em imagem do fotógrafo Benassi:

Imagem: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem

Em 1950, mesmo local e angulação, em cartão da Foto Postal Colombo:

Imagem: acervo do despachante aduaneiro Laire José Giraud, 
publicada em seu perfil na rede social Facebook em 14/5/2014.

A respeito, comenta o jornalista José Guido Fré: "Inicialmente, a estátua de Vicente de Carvalho ficava no Boqueirão, ainda sem a pérgula. Manteve-se o tanque, agora com chafarizes. Quando da intenção da mudança da estátua para o local onde está hoje, houve uma baita confusão, nunca bem explicada nas páginas de nossos jornais. Havia quem não queria nem concordava com a remoção da estátua. Depois, quando foi removida, armou-se um grande forrobodó sobre sua posição. Desta vez, melhor explicada e comentada em nossos jornais. Outra coisa de que me lembro é que o formato do lago foi mantido, talvez por causa do desenho original do jardim. As inovações foram a pérgula, a cobertura das bordas do lago, a construção de bancos de granitina e a substituição dos ladrilhos hidráulicos por mosaico de pedras".

As fotos a seguir são do acervo da família Marmol e foram publicadas nas páginas da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM):






Sobre essa estátua, a Prefeitura Municipal de Santos publicou em 1998 em suas páginas na Internet:

Vicente de Carvalho - o grande amante do mar.

Vicente de Carvalho, santista ilustre mais conhecido como Poeta do Mar, teve sua estátua inaugurada em 21 de julho de 1946, em cerimônia presidida pelo Interventor Federal, Embaixador José Carlos de Macedo Soares. Foi construída a pedido da prefeitura, pelo escultor Caetano Fracarolli que representou o Poeta do Mar com ar meditativo, recostado, tendo um livro à mão. Nota-se também no semblante uma leve alegria.

Localizada no jardim da praia, no Boqueirão, a estátua de Vicente de Carvalho está próxima ao mar, sua grande paixão, para lembrá-lo. Ele está de frente para a Avenida que também tem seu nome. Foi considerado o maior poeta lírico do Brasil e era ainda jurista e jornalista. Nasceu em Santos, em 5 de abril de 1866 e revelou desde cedo sua marcante inclinação literária, sem no entanto deixar de exercer muitas outras atividades como escrever para teatro, ditar medidas sobre a economia cafeeira e ser Ministro do Tribuna de Justiça.

Se a nossa praia é pública e podemos freqüentá-la livremente, devemos a ele, pois em 1921, nosso poeta impediu que ela fosse vendida a particulares, mandando uma carta ao presidente da República da época, Epitácio Pessoa, conseguindo assim que o governo doasse o local ao povo de Santos. É seu este verso: "Mar, belo mar selvagem/ah! vem daí por certo a voz que escuto em mim..."

Marta Ceará - jornalista

O monumento, em 1969:
Foto reproduzida do Almanaque Santos-1969, editado por Roteiros Turísticos de Santos,
de P. Bandeira Jr., em Santos/SP (acervo do historiador Waldir Rueda)


Esse monumento, em 1957:

Foto publicada no Guia Santista - Tourist Guide of Santos nº 2/Ano 2, para 1957/58, página 34
(exemplar no acervo do professor e pesquisador Francisco Carballa)

Fonte..:: Novo Milênio


Para Roteiros Históricos e Culturais em Santos e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..