Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A Tribuna Digital: Baixada Santista tem mais do que as praias a oferecer nos feriados; confira











Para Roteiros de Turismo na Baixada Santista



Baixada Santista tem mais do que as praias a oferecer nos feriados; confira
Trilhas, cachoeiras, canoagens e muita história podem ser encontradas na região

Por..:: MATHEUS MÜLLER

Três feriados prolongados se aproximam e com eles uma dúvida cruel: O que fazer nesses dias de descanso? Durante a Páscoa, Tiradentes e 1º de maio, há quem pense em viajar, relaxar em casa, na praia e até mesmo bater perna no shopping. Mas, que tal fazer algo diferente? Você pensa que já conhece toda a Baixada Santista? Acredite, a região tem mais a oferecer.

Quem garante isso é o turismólogo Renato Machesini. “Os feriados estão aí e para fugir do óbvio, que são as praias. As dicas são alguns espaços verdes, como os parques urbanos na região''.

..:: Feriados
14 de abril (sexta-feira) - Paixão de Cristo
16 de abril (domingo) - Páscoa
21 de abril (sexta-feira) - Tiradentes
01 de maio (segunda-feira) - Dia do Trabalho

Na lista estão o Parque Ecológico do Voturuá, em São Vicente; Orquidário e Jardim Botânico, em Santos; o Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão, e o Poço das Antas e Parque A Tribuna, em Mongaguá. 

As sugestões mencionadas acima pelo guia de turismo são de fácil acesso e não dependem de um auxílio profissional para serem visitadas. Porém, se você está disposto a colocar seu espírito aventureiro à prova, existem outras opções e também uma orientação.

“O conselho para aqueles que querem se embrenhar pelas matas, rios, manguezais e cachoeiras é contratar sempre uma agência de turismo especializada na atividade e verificar se ela possui guias de ecoturismo habilitados para a tarefa. Quando essas atividades são feitas com responsabilidade, o maior perigo é querer vivenciar novamente a experiência”.

Entre os roteiros indicados por Marchesini estão: Canoagem Ecológica no Manguezal Praia Grande e São Vicente; Mirantes do Voturuá, em São Vicente; Trilha da Ruína, em Santos; Trilha das Praias, em Guarujá e Trilha Cachoeiras do Guaperuvú, em Itanhaém. 

Confira alguns roteiros indicados

..:: Canoagem Ecológica no Manguezal (Praia Grande e São Vicente)

Canoa Canadense é utilizada neste roteiro para quem deseja vivenciar e saber um pouco mais sobre o ecossistema de manguezal. Realizado em Praia Grande e São Vicente, possibilita o contato com o ecossistema, pertencente ao bioma de Mata Atlântica. 

Após as instruções de canoagem na base, os participantes seguem pelo estuário de Praia Grande e São Vicente, apreciando a paisagem e conhecendo como funciona o ecossistema, considerado  importante para a vida marinha.


..:: Mirantes do Voturuá (São Vicente)

O Parque Ecológico do Voturuá é um remanescente de Mata Atlântica, situado entre dois centros urbanos, as cidades de São Vicente e Santos. Possui 850 mil m² de área, compreendendo três trilhas: Pedreira, Pico do Urubu e Bicho-Preguiça, com cerca de 2.730 metros no total.
O roteiro mais simples é a Trilha da Pedreira. Após cerca de 2h30 de caminhada e 900 metros, é possível ter uma vista da área do zoológico, da baía de São Vicente e do Parque Estadual Xixová-Japuí.

..:: Trilha da Ruína (Santos)

A trilha possui extensão de 6 quilômetros (ida e volta), sendo o primeiro trecho realizado na planície costeira, onde a vegetação de Mata Atlântica encontra-se em recuperação.
O segundo trecho é no sopé da Serra do Mar, abrigando mata original e com vários atrativos naturais, como córregos, grandes árvores, vegetação rasteira, arbustiva e cachoeira, que forma uma bela piscina natural. O local tem ruínas com história desconhecida.


..:: Trilha das Praias (Guarujá)

O roteiro começa com a observação das ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê, antiga “capelinha”, datada de 1563/65, onde o padre José de Anchieta rezou algumas missas. Ao lado da Ermida estão as ruínas da Armação das Baleias, local onde era processado o óleo destes animais para servir de iluminação pública.
Outro atrativo histórico é o local do Forte São Felipe, do século XVI (1557), onde o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu, durante 9 meses, sendo quase devorado pelos índios canibais, os Tupinambás.

Os atrativos naturais são diversos. A região é coberta pelo Bioma de Mata Atlântica e seus ecossistemas, incluindo a Praia Branca - local onde se encontra uma comunidade de pescadores e sua cultura caiçara - Praia Preta e, por fim, Camburizinho, praia que recebe água doce do rio que nasce no alto do morro.

..:: Parque Estadual Xixová Japuí - Trilha do Curtume (São Vicente e Praia Grande)

Localizado entre as cidades de São Vicente e Praia Grande, o parque foi criado em 1993, com o objetivo de resguardar grande valor histórico, cultural, paisagístico e ambiental concentrados em sua área.
Na Trilha do Curtume, durante seu percurso, observam-se características ecológicas de Mata Atlântica inserida em uma matriz urbana. A caminhada leva até o Curtume, uma antiga construção de 1914, onde eram curtidos o couro de gado. A produção chegou a levar o título de melhor couro do mundo.

Nos pontos mais altos é possível visualizar o Oceano Atlântico e a Praia de Itaquitanduva, uma das mais belas e preservadas de São Vicente.

..:: Trilha Cachoeiras do Guaperuvú (Itanhaém SP)

Itanhaém possui aproximadamente dois mil quilômetros de rios, riachos e cachoeiras. Neste roteiro, os visitantes percorrem uma trilha pela cachoeira Três Quedas, a de maior vazão na região da serra do Guaperuvú.
A trilha, de grau de dificuldade médio, tem 610 metros, e demora em média 25 minutos para ser percorrida. Em um pouco menos da metade do caminho, o visitante também se depara com um poço natural - conhecido por Lagoa Azul - com cerca de 20 m de diâmetro e 1,5 m de profundidade no verão. 

A beleza da Mata Atlântica, neste roteiro, se revela também através da visualização das corredeiras do Rio Branco e de uma figueira de aproximadamente 30 metros de altura.


Fonte..:: A Tribuna Digital



Para Roteiros de Turismo na Baixada Santista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.