Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

domingo, 23 de outubro de 2016

O Turismo como fator de desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades.

O Turismo pode ser uma ótima estratégia para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades.

Quais são as primeiras palavras que você associa ao termo Turismo? Certamente foram lembradas de imediato: viagem, passeio, fotografia, artesanato, gastronomia, hotel, natureza, amigos, aventura, paisagem e tantos outros vocábulos correlacionados. Mas cientificamente, o que significa esta palavra?

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT) esta compreende “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. Em nível nacional, em 2003 o Governo Brasileiro criou uma pasta para tratar sobre as estratégias especificas para o setor turístico, o Ministério do Turismo (MTur). Este órgão federal é responsável pelas políticas públicas que abarcam as Atividades Características do Turismo (ACT’s) que contemplam as seguintes atividades: transportes (ferroviário, rodoviário, aéreo e estruturas relacionadas), hotéis e similares, agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas e outros não especificados. Há ainda as Atividades Associadas ao Turismo, neste caso: serviços de alimentação, locação de veículos, organização de eventos (agrega gestão de espaço de artes cênicas e espetáculos, atividades de museus e similares) dentre outros.

Ao se observar números do setor apresentados pela pesquisa promovida pela Fundação Getúlio Vargas por solicitação do MTur junto as 80 maiores empresas brasileiras da área (responsáveis pelo faturamento de R$ 64,6 bilhões e 115 mil postos de trabalho em todo o país), apresenta perspectivas de crescimento. A expectativa de crescimento do faturamento das empresas é (por segmento): locadoras de automóveis com 9,6%, turismo receptivo (8,3%), transporte rodoviário (6,6%), meios de hospedagem (5%) promotores de feiras (3,1%), agências de viagem (2,5%) e operadoras de turismo (0,8%). Estes números são importantes, pois evidencia que no aspecto econômico o Turismo promove contribuições para a geração de trabalho e renda, a arrecadação de recursos para o governo e retorno para os investidores.

Esta atividade econômica também soma no processo de valorização dos atributos locais como os atrativos naturais e culturais. Elementos que compõe a paisagem (rios, vales, cachoeiras, cânions, corredeiras, morros, picos, escarpas) e a cultura local (manifestações populares, festas, artesanato, gastronomia, arquitetura local, história, lendas dentre outros) somam positivamente na atração de turistas e visitantes as localidades com vocação turística.

Dado o exposto, nota-se que a economia, a cultura e o meio ambiente são eixos de grande relevância o que nos faz menção a importância de se buscar a aplicação de iniciativas que abarcam o Desenvolvimento Sustentável. Segundo o WWF Brasil este conceito é compreendido como “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.

Desta maneira, o gestor de turismo deverá ter sempre em mente que esta atividade deverá merecer o devido planejamento com vistas a promover ações que respeitem os princípios da sustentabilidade. Deve-se buscar continuamente o consumo responsável dos recursos naturais, o respeito pela manutenção das tradições locais e do desenvolvimento da comunidade. Sendo assim faz-se necessário propor planos, projetos e ações voltados a estimular e a induzir a organização social, empresarial e governamental de modo a: promover a capacitação contínua da mão de obra voltada a atividade turística; fortalecer iniciativas voltadas a Cadeia Produtiva do Turismo propiciando uma ambiência positiva para a geração de novos negócios; fomento a programas de divulgação do destino turístico; a articulação de parcerias que possam colaborar em atividades voltadas a conservação ambiental, a manutenção da cultura e das demais iniciativas correlacionadas ao setor.

Com isto, tem-se no turismo um vasto campo de atuação para o gestor público, privado ou do terceiro setor de maneira a atuar com um olhar dirigido ao desenvolvimento sustentável das cidades no âmbito local, territorial e regional. Podemos fazer de nossos municípios um lugar ideal para morar, trabalhar e visitar. Pense nisto!

Fonte..:: Administradores





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.