Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Você sabe quem foi Bernardo José Maria de Lorena?

Bernardo José Maria de Lorena nasceu em Lisboa, em 20 de abril de 1758. O pai, Marquês D. Luís Bernardo de Lorena e Távora, devido à rivalidade de sua família com o rei D. José I, foi executado, e sua mãe, Dona Thereza de Távora ficou reclusa no Convento de Chelas, juntamente com o filho.

Dezenove anos depois, quando Dona Maria I subiu ao trono de Portugal, Bernardo José Maria de Lorena saiu do convento e ficou sob a guarda de Dom Nuno Gaspar de Lorena e Távora e Dona Maria Ignácia. A rainha colocou-o a seu serviço e, com medo de que ele vingasse a morte do pai, enviou-o em viagem pela França e Inglaterra.

Ao retornar a Lisboa em 1786, o Conde de Sarzedas, título de Bernardo José Maria de Lorena, foi nomeado governador da Capitania de São Paulo, tomando posse em 5 de junho de 1788. Um dos seus trabalhos mais importantes foi o calçamento da passagem da Serra do Mar entre São Bernardo do Campo e Cubatão. Estimulado pelo aumento do comércio do Porto de Santos, em 1790, resolveu construir uma estrada. A intenção foi favorecer o transporte de produtos agrícolas dos agricultores do planalto para a Baixada. Feita em ziguezague para escapar dos rios e córregos, ficou conhecida como Calçada do Lorena.

Em homenagem ao Conde de Sarzedas, a Prefeitura Municipal de Cubatão inaugurou em 19 de novembro de 1975 por meio do decreto nº 2.780, de 16 de junho de 1975 uma escola no bairro de Vila Nova, a UME Bernardo José Maria de Lorena.

Fonte..:: Texto adapatdo do livro Cubatão a Rainha das Serras / Face Welington Borges


Para Roteiros de Turismo na Baixada Santista






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.