Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Iº Semana da Mobilidade Cicloviaria da Baixada Santista – 2016

Associação Brasileira de Ciclistas e Liga Santista de Ciclismo, tem a honra de convidar Todos , para participar da    Iº Semana da Mobilidade Cicloviaria  da Baixada Santista – 2016, evento que será  promovido entre 18 e 25 de setembro, Passeios ciclísticos- Palestras- Debates -Exposições de Bicicletas,  Eleição da Cidade símbolo da Bicicleta  da Baixada Santista farão parte deste evento.

Em vários lugares da Baixada Santista, pretendemos  mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para alavancar a mobilidade Cicloviaria , segura e acessível que priorize o uso democrático do sistema viário pelos seus diversos atores – pedestres, ciclistas e  motoristas.

A rápida expansão da malha cicloviária da Baixada Santista buscam garantir a segurança dos atuais usuários de bicicleta e também atrair mais viagens para este modal , ao criar espaços seguros por meio de uma rede cicloviária mínima que atenda aos desejos de viagem dos cidadãos, a tendência esperada é o aumento do uso da bicicleta na cidade, seja de forma cotidiana ou esporádica. 

No entanto, a incorporação efetiva da bicicleta nas políticas de mobilidade, tal como estabelecida pela Lei Federal 12.587 (que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana) aprovado em 2014, exige que o esforço de constituir indicadores para esta forma de transporte seja ampliado na Baixada Santista e Litoral , pelos seus principais atores .

Associação Brasileira de Ciclistas e Liga Santista de Ciclismo  realizou um Estudo  com objetivo de consolidar o histórico da política de mobilidade por bicicletas na Baixada Santista e Litoral , propor sugestões para alguns de seus componentes estratégicos e analisar as redes cicloviárias implantada até o momento. “O desenvolvimento de uma política de mobilidade que contemple a bicicleta não deve ser entendida apenas como a construção de infraestrutura para seu uso como veículo, já que ela tem um papel fundamental na mudança do comportamento de mobilidade das pessoas”, .

Sendo assim, estaremos abordando os assuntos para o  fortalecimento das políticas relacionadas à mobilidade por bicicletas, em toda a Baixada Santista e Litoral ,para que possa  atrair novos usuários, consolidando a bicicleta como uma alternativa real de transporte para a população e colaborar com o planeta.

 Por isso, desde 2006, temos acompanhado e usufruído do investimento robusto na expansão das faixas exclusivas para bicicletas . 

 Assim, acreditamos, que os Prefeitos da Baixada Santista e Litoral são responsáveis  em  construir um novo paradigma de Mobilidade ,para seus  atores principais e dar uma resposta a altura do que a população espera , chega de promessas vamos a luta. uma vida vale muito

 Também terá cunho EDUCACIONAL, sendo demonstrado através de mini palestras, sobre o destino das doações das Roupas arrecadadas pela Campanha do Agasalho 2016  (15’ cada) a importância de se pedalar em uma cidade que possui 50% de ciclovias construídas, incentivando e conscientizando a população dos benefícios oferecidos ao pedalar como exemplo:

a-) combater o stress e a depressão;

b-) reduzir o colesterol e triglicérides;

c-) aumentar a imunidade;

d-) diminuir a pressão arterial;

e-) evitar o infarto entre outros.

Além é claro da conscientização de ser necessário em um mundo que não suporta-se mais veículos nas ruas trazendo inúmeros transtornos e prejuízos principalmente o financeiro a população e ao Governo. Ao usar a bike estarão fazendo um bem a cidade e consequentemente a própria população, trazendo a responsabilidade para si da importância da Mobilidade Urbana, e dos demais benefícios envolvendo o meio ambiente, não poluindo assim, com os gases tóxicos provenientes dos veículos, não causando stress com o trânsito caótico, benefícios à saúde, entre outros.

O cunho AMBIENTAL também estará presente neste evento tentando conscientizar a população da importância de deixarem seus veículos em casa e irem trabalhar, estudar, etc. de bicicleta, trazendo as informações necessárias como exemplo que os seguintes gases tóxicos que são expelidos pelos veículos abaixo descritos são prejudiciais à saúde:

a-) Óxido de Nitrogênio (conhecidos como importantes poluentes da atmosfera, são emitidos na atmosfera pelos motores de combustão);

b-) Dióxido de Enxofre (resulta da queima do enxofre. Reduz a visibilidade e causa a chuva ácida, que provoca a corrosão de construções e a destruição da vegetação);

c-) Dióxido de Carbono (não faz mal ao homem, mas é o principal causador do efeito estufa);

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana da Mobilidade é tem ser realizada pelos  órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, em favor da Bicicleta.

 Estarão Participando deste evento Especialistas em Mobilidade  ,Associações de Ciclistas ,Simpatizantes da Bicicletas, Autoridades Civil,Militar e Acadêmicos dos Cursos de Educação Física,Jornalismo e Arquitetura e alunos Técnicos de Meio Ambiente .  

..:: Confira a seguir a programação completa:

• Terça-feira (20)
19h30 às 20h45 – Palestra aberta ao público sobre o que pode ser feito para melhorar a circulação das bicicletas em Santos - Local: Universidade Paulista (UNIP)

• Quarta -feira (21)  As 12:00 hs - Visita Técnica na Ciclovia da Avenida São Leopoldo

• Quinta-feira (22)
10h – Palestra aberta ao público sobre ‘Santos cidade das bicicletas’, na Prefeitura Municipal de Santos.
19h – Passeio ciclístico do ‘Dia Mundial Sem Carro’, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga.

• Sexta-feira (23)
16h – Inauguração do ‘Ponto dos Ciclistas’, ao lado do Carrefour, em São Vicente.

• Sábado (24)
16h – Passeio Ciclístico da Primavera
Concentração: Shopping Pátio Iporanga

• Domingo (25)
12h – Encerramento com a colocação de flores no símbolo dos ciclistas, em frente ao teleférico, em São Vicente.

Por..::  Jesse Teixeira Felix - Presidente



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.