Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quinta-feira, 12 de maio de 2016

LANÇAMENTO LIVRO: A Ilusão Urbanística: O papel do Estado na expropriação das Populações Caiçaras

clique na imagem para ampliar

Numa análise crítica, A Ilusão Urbanística: O papel do Estado na expropriação das Populações Caiçaras vai além das investigações que avaliam o planejamento do espaço urbano apenas sob o aspecto dos seus limites, para tentar apreender uma ilusão colocada em nome de uma pretensa objetividade. 

Tomando como referência o arquipélago oceânico de Ilhabela, localizado no litoral norte paulista, o livro problematiza duas questões que já há um bom tempo, para o Estado, somente podem ser resolvidas por meio do ordenamento territorial, a saber: a proteção de um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo, bem como dos ecossistemas a ela associados e de sua biodiversidade, e a preservação do modo de vida tradicional das populações caiçaras, tendo em vista as interferências oriundas de fora, diga-se, do mundo ocidental capitalista. Todavia, no decorrer da pesquisa, a investigação demonstra como tais questões são ilusórias. Assim, o ordenamento territorial visando à preservação da natureza nada mais é que um álibi para a reprodução de um mercado imobiliário de alta renda, baseado na expropriação do território caiçara, ao passo que as medidas de proteção às chamadas comunidades tradicionais, além de imobilizar as populações caiçaras a um passado idealizado, têm criado padrões urbanísticos e arquitetônicos cada vez mais restritivos e, consequentemente, mais exclusivos, bem ao gosto de um consumo turístico elitizado. 

Autor: Alan Faber do Nascimento possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Ciências Sociais (ênfase em Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011). Atualmente, é professor do curso de Turismo e do programa de Mestrado em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

Como adquirir: A Ilusão Urbanística: o papel do Estado na expropriação das populações caiçaras pode ser adquirido por meio da central de compras online da Editora Annablume: www.annablume.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..