Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus)

A juruva-verde é uma ave coraciiforme da família Momotidae.

..:: Nome Científico
Seu nome científico significa: Baryphthengus = do (grego) baruphthongos = voz grave, sonora; e de ruficapillus = do (latim) rufus = vermelho; e de capillus = boné, quepe (referente à cabeça). ⇒ (Ave) de voz grave com boné vermelho.

..:: Características
Mede 42 centímetros. De plumagem peculiar e chamativa por sua beleza. Possui máscara negra e manchas pretas peitorais, que podem estar ausentes no período de muda. Seu forte bico apresenta coloração preta. Apresenta coloração laranja, desde a base de seu bico até a sua nuca e a mesma coloração no peito. A garganta e área atrás da máscara são verde-claras. Sua região ventral apresenta coloração azul. Costas e asas são verde-escuras, com exceção às extremidades das asas, que são azuis. Sua longa cauda é verde até a extremidade onde assume a mesma cor azul das extremidades das asas. A parte inferior da cauda é preta.

Não possui subespécies.

..:: Alimentação
Captura grandes insetos, moluscos, pequenos répteis e mamíferos, além de uns poucos frutos.

..:: Reprodução
Escava seu ninho em formigueiros de saúva no solo ou em barrancas na mata ou ainda em áreas de deslizamentos, de encostas íngremes. Pode aproveitar buraco de tatus no solo e, por vezes, dois casais nidificam lado a lado em túneis separados por apenas 23 centímetros de distância. A postura consta de 2 a 3 ovos brancos.

..:: Hábitos
Ocorre tanto nas baixadas litorâneas quanto nas montanhas até 1200 metros de altitude em matas primárias com sub-bosque de bambus e em matas de encostas ou matas secundárias altas.

É uma ave madrugadora, que costuma cantar ao final da noite, pouco antes do amanhecer. Quem não conhece seu canto pensa se tratar de uma coruja. Ativo durante o dia, gosta de ciscar no solo onde passa um bom tempo. Costuma ficar no interior da mata. Voa frequentemente aos casais, acompanhando bandos mistos ou correições de formiga no sub-bosque.

..:: Distribuição Geográfica
Ocorre no Brasil oriental.

..:: Referências
SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009.
Disponível em: http://www.coave.org.br/biblioteca-de-aves-detalhes.php?id=341. Acesso em 23/09/2013.
Frisch, J. D. & Frisch, C. D. 2005. Aves Brasileiras e Plantas que a Atraem. 3ª ed. Dalgas Ecoltec. 109 p.
CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.

..:: Canto da Juruva-Verde


Fonte..:: WikiAves




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.