Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ilha Diana e o Terminal Santorini - Direitos das comunidades pesqueiras tradicionais da região


Instituto Maramar e artista plástico Jotarelli se juntam para ato na Ilha Diana durante período de pedido de vistas do processo da emissão da licença prévia de um novo terminal em Santos. A ação visa atualizar a comunidade sobre o andamento do processo e lançar uma iniciativa cultural com a doação da tela do artista.
Santos, 26 de novembro de 2015 – Uma iniciativa de valorização de atividades praieiras está saindo do papel e será lançada com um bate papo sobre o que aconteceu na última reunião do processo de licenciamento de mais um terminal de granéis em Santos, que impactará diretamente a Ilha Diana.ção
o assistentes técnicos do Conselho. Após manifestações, o Ministério Público (MP) pediu 20 dias como prazo para analisar o processo. A partir desse acontecimento, o Instituto Maramar está se mobilizando para coletar e difundir informações sobre potenciais impactos que um empreendimento dessa dimensão pode causar na região através de uma plataforma colaborativa.
O ato faz parte das atividades do Programa Ingá, do Instituto Maramar,  com o objetivo de defender os direitos das comunidades pesqueiras tradicionais da região, atuando pela governança ambiental. Na reunião do Consema, as manifestações foram feitas considerando os impactos nas comunidades e atividades tradicionais e o evento na Ilha Diana é um complemento, já que os aspectos de governança contempla a troca de conhecimento, agregando pessoas e cultura.
O convite é aberto, para todos que se preocupam com as comunidades praieiras e o meio ambiente. O objetivo é reunir a população interessada para cobrar estudos mais aprofundados de impactos ambientais desse tipo de empreendimento. A tela doada tem o formato 2,15 x 1,50 e foi feita em aquarela, uma arte exclusiva do artista, a única tela colorida que ele pintou até hoje, pois ele faz trabalho apenas em preto e branco.
Serviço:
Local: Centro Comunitário de Ilha Diana
Data: 29/11/15
Horário: 14h

Programação
Assunto: Avanços no caso do Terminal Santorini – o direito das pessoas sendo garantidos
14h – Apresentação de Vídeo sobre manifestação em defesa da Ilha e do meio ambiente
– Eduardo Hipólito (pescador)
-Fabrício Gandini (Oceanógrafo do Instituto Maramar)

15h – Doação da Aquarela da Ilha Diana a ser colocada no Centro Comunitário
Presença do artista plástico e diretor do Clube do Choro de Santos: Jotarelli.

16h – Música e Alegria!
Sobre Jotarelli
Autodidata, o artista plástico Joacir Alves de Oliveira, que assina Jotarelli, nasceu em Sergipe e na década de 80 veio para Santos onde cursou a Faculdade de Artes Plásticas, na Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Jotarelli tem em seu currículo pinturas homenageando pessoas famosos como o jogadores de futebol Pelé e Pepe, os compositores e instrumentistas Garoto, Luizinho 7 Cordas, Rafael Rabello, o músico Raimundo Fagner, Reco do Bandolim, Roberto Carlos.
Jotarelli, que quando menino começou a desenhar com carvão, lembra que o talento de muitos jovens podem ser despertado com materiais simples como tinta látex, lápis de cor e aquarela, que hoje são seus instrumentos de trabalho. Ele conta que a aquarela vertical foi criada por ele, ou seja, um esquema inédito de pintura é possível se utilizar de aquarela em cavalete.
Jotarelli é diretor de Artes do Clube do Choro de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.