Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PINACOTECA DE SANTOS FAZ RETROSPECTIVA DE BENEDICTO CALIXTO

Guardiã da memória e de uma parte significativa da obra de Benedicto Calixto, a Pinacoteca de Santos exibe uma grande retrospectiva do artista, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX. A exposição temporária, que vai ocupar três salas do piso térreo do museu, abre as comemorações pelos 162 anos de nascimento do autor, natural de Itanhaém, pequena cidade do litoral sul de São Paulo. A inauguração está marcada para o dia 7 de outubro, às 20h00 e seguirá aberta ao público até 29 de novembro.



A mostra intitulada Benedicto Calixto: O artista e o processo de criação prima pela qualidade das obras selecionadas, pois faz um recorte de paisagens e retratos bastante representativo, que  vai permitir “um delicioso passeio pela história do artista”, garantem as curadoras Ana Kalassa El Banat, Beatriz Henriques e Marjorie de Carvalho Fontenelle de Medeiros.

Entre os quadros apresentados, nem todos fazem parte do acervo da Pinacoteca. Alguns são de propriedade particular e foram cedidos para este evento pelo Real Centro Português de Santos, a Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio de Santos, Carlos e Cecília Cherto, Laire José Giraud, Regina Santini, Renata Viegas, Silvia e Antonio Penteado, para que o público, em rara oportunidade, possa apreciar esses trabalhos.  

Para receber as obras, as paredes internas do casarão foram revestidas de cores fortes. Este novo layout vai destacar as imagens feitas em crayon sobre papel,  óleo sobre tela e aquarela. No mesmo espaço expositivo serão mostrados documentos, pinturas e objetos pessoais do artista.


Além da mostra itinerante, montada nas salas do piso térreo, os quadros do acervo da Pinacoteca também poderão ser apreciados pelo público, no piso superior.

Calixto no contexto histórico

Com seu talento, Benedicto Calixto pode testemunhar e registrar um importante momento da história e fez tudo isso valorizando os detalhes e explorando técnicas variadas durante cada fase da sua carreira. 

De forma inédita, lançou mão da fotografia e da cartografia como apoio para reproduzir as paisagens da região e, o fez com tamanha precisão que, hoje, as imagens atuais das cidades do litoral paulista podem buscar nas pinturas de Calixto os vestígios do seu passado. 

Para enriquecer a visita,  conduzir o público através de um roteiro cronológico e ajudar a desvendar toda a complexidade da obra de Calixto, a comissão curadora preparou uma vasta hispografia – preparada pelo arquiteto capixaba Ronaldo Barbosa - e selecionou textos críticos assinados por estudiosos e outros artistas  que serão adesivados nas paredes.  O resultado desta pesquisa foi levado aos monitores em treinamento e também traduzido para o braile, com a colaboração do Lar das Moças Cegas, para tornar a exposição acessível aos deficientes visuais.

Durante os dois meses de exposição, um filme de 12 minutos sobre o artista e sua obra será exibido de hora em hora, no Espaço Cultural Benedicto Calixto, localizado no jardim interno do casarão e os visitantes poderão frequentar uma sala de leitura instalada no piso superior do casarão, onde estarão disponíveis publicações sobre Calixto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.