Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Placa Comemorativa do Terceiro Centenário da Capitania de Itanhaém será restaurada


HISTÓRIA - Prefeitura realiza ações de conservação do patrimônio cultural e histórico de Itanhaém

Desde 2013, a Prefeitura de Itanhaém intensifica os serviços de limpeza e conservação e restauração dos principais monumentos do Município. O próximo a receber os cuidados será a Placa Comemorativa do Terceiro Centenário do Estabelecimento da Capitania de Itanhaém, inaugurada em 8 de dezembro de 1924, no edifício da antiga Casa de Câmera e Cadeia, hoje Museu Conceição de Itanhaém.

Visando conservar os monumentos que sofreram danos pela ação do tempo e vandalismo, fortalecendo o cuidado ao patrimônio cultural, diversas estátuas da Cidade já passaram pelo processo de revitalização, como as esculturas em homenagem “Zeca Poitena”, “Paulo Pica-pau” e a mais famosa delas, que faz parte de um dos principais cartões postais de Itanhaém, “Mulheres de Areia”, localizada na Praia dos Pescadores.

De acordo com o planejamento do Departamento de Cultura, os próximos monumentos a passarem pelo mesmo processo serão as estátuas “Harry Forssell”, instalada em frente ao Complexo Educacional Harry Forssell, e “Anchieta e o Curumim”, esculpida na década de 50 pelo escultor Elvio Lemmi.

MUSEU CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM – O prédio, que no passado serviu como Cadeia Municipal (até o ano de 1964) e Câmara de Vereadores (até 1971), está localizado na Praça Narciso de Andrade e abriga atualmente objetos, textos, fotos, jornais e diversos documentos raros que fazem parte da história da segunda cidade mais antiga do País, Itanhaém.

O Museu está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. A entrada custa R$ 2,00.

CAMPANHA – A Prefeitura de Itanhaém lançou uma campanha antivandalismo ‘Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la’ com o objetivo de despertar nos munícipes e turistas a importância de manter preservados os monumentos que retratam a importância histórica da segunda cidade mais antiga do País.  O ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime. Munícipes podem fazer denúncias pelo telefone da Guarda Civil Municipal (199).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.