Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

São Vicente recebe a 2º FITI - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL

 Programação será realizada entre quarta (28) e domingo (1/02)
  
São Vicente se torna a capital latina da arte cênica com o 2º FITI - Festival Internacional de Teatro Infantil de São Vicente, que ocorre entre quarta-feira (dia 28) e domingo (01/02). Artistas do Brasil, Argentina, Espanha, México e Portugal se encontram com a comunidade em 17 atividades. Os eventos formativos e bate-papos, gratuitos, que ocorrem nas manhãs e tardes nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 - Catiapoã). Já os ingressos para as apresentações das peças e contações de histórias, diariamente a partir das 19h30, precisam ser trocados com meia hora de antecedência por um quilo de alimento não-perecível. Serão disponibilizados 80 lugares para cada sessão.

"Parte do elenco estrangeiro da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente estará conosco no festival. Nossa proposta é que nos próximos anos o FITI se consolide ampliando a oferta de atividades e espetáculos, como também aumentando o público", argumenta o secretário municipal da Cultura e realizador do evento, Amauri Alves. Para o Secretário, o FITI atinge muitos objetivos: oferece ao público infantil de São Vicente obras de qualidade com linguagens diversas, proporciona o intercâmbio entre produtores locais com os grupos estrangeiros, e, "assim, cria diálogos e conexões capazes de proporcionar a circulação de bons espetáculos da região por outros países em futuras oportunidades". 

A programação contempla as sessões das peças, sempre às 20 horas respectivamente de quarta-feira a domingo: "Teatro Dom Roberto" (S/A Marionetas/Portugal) "Iroco, a árvore mágica" (Grupo Delivre Delírios/Brasil), "Contos da Mata" (Cia Histórias do Baú/Brasil), "Cuentos de La Luna Antiqua y um amor Wirrarika" (Grupo Rehilete Azul/México) e "A Oca do Curumim" (Cia Histórias do Baú/Brasil).

Mesa Redonda - O FITI também conta com a participação de vários realizadores internacionais, como a diretora do Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha), Idoya Ortegui Martínez, e a diretora do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal), Maria José Machado Santos. Além de bate-papos sobre a atuação de suas entidades, também haverá outros eventos, como o lançamento do livro do português José Gil "Teatro Dom Roberto - Os Novos Palheta".

Atividades formativas - Durante esta semana, serão realizadas três atividades formativas gratuitas, cada uma com 15 vagas. Na quarta (28) e quinta-feira (29), das 9 às 13 horas, ocorrerá a oficina "Poética da Sombra", ministrada pelo argentino Alejandro Skylar sobre teatro de sombras. Já na sexta-feira (30) e no sábado (31), no mesmo horário, a arte-educadora mexicana Gabriela Rosas tratará sobre a confecção de catrinas, bonecos de cartonaria típicos do seu país. E no sábado, também no mesmo horário, o diretor teatral Marcelo Lafontana dirige um workshop de Introdução ao Teatro de Formas Animadas. Os alunos devem levar um documento oficial com foto e uma carta de interesse para pessoalmente nas Oficinas Culturais. 

Informações..:: 3468-8636

..:: Programação

Quarta-feira (dia 28)
9 às 13h – Oficina “Poética da Sombra”, de Alejandro Skylar (Argentina)
14 às 17h – Mesa redonda “Teatro de Bonecos – Uma linguagem universal” com: a diretora do Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Espanha), Idoya Ortegui Martínez; a diretora do Museu da Marioneta de Lisboa (Portugal), Maria José Machado Santos; os bonequeiros Alejandro Skylar (Argentina) e Gabriela Rosas (México); o representante do Sesc; a produtora executiva do FITI, Márcia Alves e o secretário da Cultura de São Vicente e produtor do FITI, Amauri Alves;
19h30 - Contação de história "O Leão e o Ratinho", com Fernando Rino da Cia Histórias do Baú;
20 horas - Espetáculo "Teatro Dom Roberto", de José Gil, da S/A Marionetas (Portugal).

Quinta-feira (dia 29)
9 às 13h – Oficina “Poética da Sombra”, de Alejandro Skylar (Argentina);
14 às 17h- Palestra e lançamento do livro "Teatro Dom Roberto - Os Novos Palheta", de José Gil (Portugal);
19h30 - Contação de história "A Gansa dos Ovos de Ouro", com Fernando Rino da Cia Histórias do Baú;
20h - Espetáculo "Iroco, a árvore mágica", do Grupo Delivre Delírios (São Paulo).

Sexta-feira (dia 30)
9 às 13h – Oficina de confecção de Catrinas (bonecos de cartonaria), de Gabriela Rosas (México);
14 às 17h - Encontro "A importância da pesquisa para o desenvolvimento e preservação da arte dos títeres", com a diretora do Centro Internacional de Títeres em Tolosa (Topic/Espanha), Idoya Ortegui Martínez;
19h30 - Contação de história "O Realejo da Galinha", da Cia Histórias do Baú;
 20h - Espetáculo "Contos da Mata" da Cia Histórias do Baú.

Sábado (dia 31)
9 às 13h – Oficina de confecção de Catrinas (bonecos de cartonaria), de Gabriela Rosas (México);
14 às 17h - Encontro “A importância da preservação e conservação da memória da marionete no mundo”, com a diretora do Museu da Marioneta de Lisboa, Maria José Machado Santos;
19h30 - Contação de história "O Realejo da Galinha", da Cia Histórias do Baú;
20h - Espetáculo "Cuentos de La Luna Antiqua y um amor Wirrarika", do Grupo Rehilete Azul (México).

Domingo (dia 1º)
9 às 13h - Workshop de Introdução ao Teatro de Formas Animadas, de Marcelo Lafontana (Portugal)
19h30 - Contação de história "O Realejo da Galinha", da Cia Histórias do Baú;
20h - Espetáculo "A Oca do Curumim", da Cia Histórias do Baú.

OFICINAS CULTURAIS - PROFESSOR OSWALDO NÉVOLA FILHO - SECRETARIA DA CULTURA DE SÃO VICENTE

Rua Tenente Durval do Amaral, 72 - Bairro: Catiapoã - São Vicente - (13) 3468-8636

(evento_programação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.