Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Com apoio da Embraport, moradores da Ilha Diana concluem curso de capacitação para turismo receptivo

Cerca de 15 moradores da Ilha Diana, comunidade caiçara da cidade de Santos, concluíram na última quinta-feira, dia 4, o curso de capacitação para monitores de turismo receptivo, oferecido pela Embraport em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos.

A iniciativa integra o Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária, lançado oficialmente em junho deste ano, e que tem o objetivo de qualificar os moradores para atuarem como agentes de turismo, inserindo a Ilha Diana no roteiro turístico da cidade de Santos.

As oficinas que integram o curso foram realizadas entre os meses de outubro e dezembro, com carga horária de 48 horas. Os participantes tiveram a oportunidade de elaborar roteiros, resgatar histórias e curiosidades da Ilha, compreender a dinâmica da fauna e florada região, além de aprenderem a fazer planilhas de custos para o acompanhamento do projeto. 

O responsável técnico pela execução do curso foi o Renato Marchesini, especializado em roteiros e projetos de turismo na cidade de Santos e região.

Projeto Vida Caiçara – Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária 

O Projeto Vida Caiçara - Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária é executado no âmbito do Licenciamento ambiental por meio do PEA (Programa de Educação Ambiental) realizado pela Embraport na Ilha Diana.

A iniciativa abre as portas da comunidade a turistas e interessados em se aprofundar nos costumes e sabores da vida caiçara. 

Voltado para grupos de 15 a 30 pessoas, as visitas podem ser agendadas em todos os dias da semana. Pelo pacote, os visitantes têm direito a ir e voltar da ilha de barco, além de fazer um passeio pelo estuário. A programação contempla, ainda, café da manhã, almoço e monitoria. São previstas condições especiais para grupos maiores, como escolas e outras instituições da região, além da possibilidade de montar outros tipos de pacotes.

Sobre a Embraport
A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a responsável pela operação do mais novo terminal portuário privado do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos totais da ordem de R$ 2,3 bilhões, proporcionou a criação de mais de 700 empregos diretos e 1.500 indiretos. Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). 

Fonte..:: Maxpressnet

(turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.