Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Branding como ferramenta de gestão. Uma mudança de postura!

Por..:: Luiz Malta, gestor de Projetos da FNQ

Branding é muito mais que uma mudança de logotipo, é uma mudança de postura. Todos os projetos de marca devem trabalhar a gestão em todos os seus pontos de contato, alinhados a uma estratégia maior da empresa. Isso porque uma marca não se faz presente apenas nas campanhas publicitárias: ela está nas fachadas dos escritórios, nas pessoas, nos seus discursos e atitudes, nos produtos, etc. Em longo prazo, ela ganha consistência, reconhecimento e, consequentemente, mais valor.

Um grande projeto de Branding deve ter como objetivos: integrar a imagem e alinhar o discurso da empresa com o mercado, ampliando, assim, sua projeção; traçar uma estratégia de comunicação alinhada ao negócio, com uma tática eficaz em todos os pontos de contato; posicionar a marca com arrojo e foco comercial, para torná-la mais admirada e próxima de seus públicos.
 
Para realizar esse projeto, divida o trabalho em etapas. A primeira, que é a base do trabalho, deve ser a investigação e a análise do universo da empresa. Para tal, realize benchmarks, entreviste os empresários e executivos da organização, faça workshops com colaboradores e ouça os clientes. Veja o que eles pensam, os pontos fortes e as oportunidades de melhorias.
 
Depois, defina a plataforma da marca e expresse sua essência atual e a evolução que pretende fazer. Nessa etapa, defina, também, uma estratégia de arquitetura da marca, estabelecendo as relações entre elas. Faça esse trabalho sob o ponto de vista dos clientes e não, da estrutura organizacional da empresa, crie sinergias e otimize investimentos em marketing.
 
Após definida a estratégia, crie, na terceira etapa, a logomarca propriamente dita e as diretrizes de aplicação visual e verbal. Todas as vezes que a marca se comunica, ela está expressando a sua identidade. Suas diretrizes são um guia que traduz essa identidade e ajuda a gerenciar a comunicação da marca, mantendo-a sempre padronizada.
 
Na quarta etapa, faça um plano estratégico de comunicação, para que seu público conheça a mudança que está ocorrendo em sua empresa. A transformação deve ocorrer de dentro para fora, portanto, faça o lançamento da marca para o público interno em primeiro lugar e, depois, para o externo. O público interno tem de ser o grande foco e, para tal, o objetivo da campanha de comunicação deve ser o de engajar os empregados a criar um sentimento de orgulho e pertencimento à empresa.
 
As marcas são ativos valiosos para as organizações e, quando colocadas no centro da estratégia de negócios, têm vocação para gerarem valor. Portanto, como última etapa do seu projeto de Branding, trace um plano de gestão para elas. Estabeleça métricas e metodologias para acompanhamento, pois uma marca forte gera vantagens competitivas significativas para seu negócio. Além disso, ela é um ativo vivo e, como tal, precisa evoluir sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.