Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 15 de julho de 2014

História do Parque Balneário Hotel em Santos


1908 – Em construção acanhada, pertencia a Alberto Fomm e Elisa Poli, oferecendo, na época, todas as comodidades de hospedagem.


O Parque Balneário Hotel, quando pertencia a Alberto Fomm e Elisa Poli, em 1908

1912 – A Cia. Economizadora Paulista, dirigida por Júlio Conceição, adquire o hotel por 1200$000 (um conto e duzentos mil réis) e logo a seguir manda demolir o velho edifício surgindo outro, imponente, que se completou em outra etapas.
1914 – Assume a direção do hotel João Fracarolli, integrando-se à sociedade, Henrique Fracarolli, Aldo Fracarolli (gerente), José Fracarolli Sobrinho e Alberto Fracarolli.
1922 – Construção da ala paralela à Rua Carlos Afonseca.
1926 – Levantamento do bloco voltado para a Av. Ana Costa, cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi prestigiada com a presença dos srs. Washington Luiz e do presidente do Estado, Carlos de Campos.


O torreão onde ficaram instaladas a portaria e a recepção, completando o edifício em forma de "L" - 1928

1928 – Levantado o torreão onde ficaram instaladas a portaria e a recepção, completando o edifício que tinha a forma de “L”.
1931 – Surge, no PBH, uma das primeiras agências de turismo do Estado de S. Paulo: Agência de Turismo Santos Ltda., vinculada à Bence Tourist Co., de Nova Iorque, estabelecendo no estado de São Paulo a modalidade de turismo dirigido. Ainda nessa década foram fundados nas dependências do hotel o Tênis Clube de Santos e o Bridge Clube de santos.
1966 – O Parque Balneário Hotel é vendido ao Santos Futebol Clube, por BC$ 6.000.000,00, onde instalou sua sede social mantendo-o ainda como hotel.
09-10-1972 – Dirimidos os problemas entre a família Francarolli e o Santos Futebol Clube, o PBH foi comprado por um grupo financeiro santista dirigido pelo sr. Cláudio Doneux, então titular da Metromar Engenharia e Comércio Ltda.; sendo celebrado instrumento particular de compra pelo valor de Cr$ 16.761.000,00.


O prédio voltado para Av. Ana Costa, cuja cerimônia de lançamento em 1926
foi prestigiada pelos Srs. Washington Luiz e o Presidente do Estado Carlos de Campos

25-01-1996 – O Parque Balneário Hotel é adquirido pelo grupo Mendes Hotéis Turismo Adm. Ltda, que o transformou num "Super Cinco Estrelas".


Notas
Conforme o Livro de Registro (já desaparecido) dos antigos PBH, eis, entre outras, as personalidades que se hospedaram ou foram homenageadas: Conde D’ Eu (Luis Felipe Maria Fernando Gastão de Orleans) e sua esposa Exma. Sra. Isabel Cristina de Bragança, membros da família imperial, rei Alberto da Bélgica, príncipe Aimoni, gen. Agustin Justo, Gabriel Terra, aviador De Pinedo, aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho, escritor Blasco Ibanês, presidentes da república: Afonso Pena, Venceslau Brás, Epitácio Pessoa, Washington Luiz, Júlio Prestes (eleito presidente da República, não chegou a tomar posse em virtude da Revolução de 1930), Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Presidentes do Estado de S. Paulo: Altino Arantes e Carlos de Campos, governadores Armando de Sales Oliveira e Adhemar de Barros, Pedro de Toledo, interventor federal em S. Paulo. Gen Craveiros Lopes, General Mark Clark – comandante do V Exército dos Estados Unidos, do qual ficou subordinada a FEB, e muitos outros.

O Parque Balneário Hotel, a nível de hotelaria, ganhou renome, tornando-se famoso no Brasil e até no exterior, distinguindo-o como estabelecimento hoteleiro de primeira linha, acolhendo as mais destacadas personalidades nacionais e estrangeiras, fazendo turismo dirigido e promovendo a cidade de Santos, ao invés de ser por ela promovido.


Visão aérea da localização do Parque Balneário Hotel - Google Maps

Fonte..:: PortoGente

Para Tours no Guarujá e Região
conheça - www.r9turismo.com

(fatos_históricos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.