Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Palmeira MACAÚBA (Acrocomia aculeata)

Ocorrência - do Pará a São Paulo 

Outros nomes - mucajá, mocujá, mocajá, macaíba, macaiúva, bacaiúva, bocaiúva, umbocaiúva, imbocaiá, macaúva, coco de catarro, bacaiuveira, coco de espinho, coco baboso, macacaúba, macajuba, macaibeira, mucaiá, mucajuba 

Características - espécie com até 15 m de altura, com estipe ereto, simples, com 20 a 30 cm de diâmetro, recoberto pelos restos das folhas velhas apresentando muitos espinhos escuros em sua superfície. Folhas em número de 20 a 30 contemporâneas, espinhentas, de 4 a 5 m de comprimento, de coloração verde-escuro. Espécie monóica. Flores agrupadas em cachos de até 80 em de comprimento, pequenas, amareladas. Fruto globoso, liso, de coloração marrom-amarelada quando maduro. Polpa amarelada com uma amêndoa oleaginosa. 

Habitat - floresta latifoliada semidecúdua.

Propagação - sementes.

Utilidade - seu estipe é empregado em construções rústicas e as folhas, além de forrageiras, fornecem fibras têxteis para confecção de redes e linhas de pescar. O fruto com polpa consumida ao natural. A semente fornece óleo comestível de boa qualidade. Devido ao seu valor ornamental, pode ser empregada no paisagismo em geral. È ornamental podendo ser empregada em paisagismo. 

Florescimento - outubro a janeiro 

Frutificação - setembro a janeiro 

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.