Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 20 de maio de 2014

Itanhaém celebra semana de Anchieta com caminhada e encenação

HOMENAGEM – O evento é uma parceria da Prefeitura de Itanhaém com a Secretaria Estadual de Turismo

Em homenagem a um dos mais ilustres personagens da história do Brasil e de Itanhaém, dia 9 de junho é feriado na Cidade, dedicado a São José de Anchieta. E no primeiro ano considerado oficialmente santo por católicos de todo o mundo, o Município vai celebrar a ‘1ª Semana Passos dos Jesuítas’, com caminhada, exposição fotográfica e encenação.

O evento é uma parceria da Prefeitura de Itanhaém com a Secretaria Estadual de Turismo e terá abertura oficial no dia 1º de junho (domingo), às 9 horas, na Praça Nossa Senhora de Lourdes, na Praia do Sonho, com a realização de missa ecumênica.

No domingo seguinte (8 de junho), a partir das 8 horas, acontece a ‘1ª Caminhada de São José de Anchieta’. O percurso, com 3 km, passará pelos pontos históricos e turísticos ligados a figura do eminente padre jesuíta. A saída será no Pocinho de Anchieta, passando pelo Morro do Paranambuco, Praia do Sonho e segue em direção a região central da Cidade. O final do percurso será na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. Haverá missa ecumênica antes da partida e são esperados cerca de 300 participantes para a caminhada.

Encerrando a semana, no dia 9 de junho, às 21 horas, na Cama de Anchieta, será encenada novamente na Cidade a peça ‘Aparição da Virgem ao Padre Anchieta’. É a sétima edição do evento e o espetáculo envolve história, arte e fé, com entrada gratuita. A peça mostra a passagem do padre jesuíta pelo Litoral Paulista, apresenta seus versos, sua relação com Itanhaém e o seu encontro com a Virgem Santíssima.

Como parte da programção, haverá ainda, de 1º a 9 de junho, a exposição fotográfica ‘Caminha SP – Passos dos Jesuítas’, na cidade de Praia Grande, no shopping da Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados, das 14 às 21 horas.

HOMENAGEM – Conhecida como ‘Terra de Anchieta’, Itanhaém mantém viva a memória de um dos mais reverenciados jesuítas da Igreja Católica em todo o mundo. José de Anchieta viveu na segunda cidade mais antiga do país durante o século XVI, entre 1563 e 1595. Monumentos históricos, documento raro, obra sacra, homenagens e diversas histórias vividas pelo padre podem ser lembradas em muitos pontos da Cidade, num misto de religiosidade e história contado por meio de um tour.

Para celebrar este ilustre personagem, dia 9 de junho é feriado na Cidade, instituído pela Lei Municipal nº 3.533, de 02 de julho de 2009, que incluiu a data no calendário oficial de eventos do Município. É a única Cidade do Brasil que celebra um feriado em homenagem ano novo santo.

PASSOS DOS JESUÍTAS – As marcas de Padre Anchieta por Itanhaém fazem parte do roteiro peregrino e de contemplação ‘Passos dos Jesuítas – Anchieta’, da Secretaria Estadual de Turismo, iniciado em 2011. A rota vai de Peruíbe a Ubatuba e envolve 360 Km e 13 municípios. Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br.

Agenda..::

01/06 – Celebração de abertura à 1ª Semana Passos dos Jesuítas
Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 9 horas

01/06 – Abertura Exposição Fotográfica Caminha SP – Passos dos Jesuítas
Local: Litoral Plaza Shopping (Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511 – Praia Grande)
Horário: Das 10 às 22 horas, de segunda a sábado. Domingos e feriados, das 14 às 21 horas

08/06 – 1ª Caminhada de São Anchieta
Local: Saída: Pocinho de Anchieta – Chegada: Praça Narciso de Andrade
Horário: 8 horas

09/06 – Encenação da Aparição da Virgem ao Padre Anchieta
Local: Cama de Anchieta
Horário: 21 horas


A R9 TURISMO realiza/opera Todo Trajeto do Passos dos Jesuítas e Rotas do Anchieta pela Baixada Santista ..:: Saiba Mais ::.. www.r9turismo.com

(turismo, fatos_históricos)




Comentários
1 Comentários

1 comentários:

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.