Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Site Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo divulga Atividade Prática de Alunos do Curso Superior em Turismo da Federal de Cubatão

Trilha ecológica é “lição de casa” no curso de Turismo de Cubatão

Domingo não é dia de aula. Mas, para 11 alunos do curso Tecnológico de Gestão em Turismo do Campus Cubatão, o dia 30 de março foi ideal para uma atividade extraclasse. E põe extraclasse nisso! Os alunos e o professor de Educação Ambiental, Renato Marchesini, trilharam dois lugares preservados da Mata Atlântica: o Pico do Urubu e a Trilha da Pedreira, que fazem parte do Parque Ecológico do Voturuá, em São Vicente. 

Marchesini explica os tipos de plantas da Mata Atlântica encontrados na trilha

A caminhada de seis quilômetros entre os dois locais durou duas horas e meia e foi cercada de explicações sobre a atividade do guia de turismo ecológico, abrindo mais uma oportunidade de trabalho para quem se forma na área. A aluna Rosângela Lima dos Santos, do 4º módulo do curso, conta que, para ela, a trilha foi um momento único. “Nunca tinha pensado em fazer trilha. Agora vou fazer sempre. Na cidade, não temos o contato com a natureza. A sensação foi de estar num lugar diferente”, explica. 

Os 200m de altura que o Pico do Urubu tem não assustaram o aluno Walter de Jesus, o mais velho da turma. “Para mim, restava a dúvida se conseguiria superar os desafios da trilha”. Mas, de acordo com a outra aluna do curso, Regina Lima dos Santos Rocha, o fato de o professor ser também um guia de turismo a deixou muito tranquila. “Se não estivesse com uma pessoa que conhecesse a trilha, eu não me sentiria segura”, ressalta. 

Grupo esbanja disposição para fazer as trilhas

A intenção do professor Marchesini é tornar a atividade rotineira no curso de Gestão em Turismo. “Falta gente qualificada no mercado de ecoturismo e a vivência é um processo essencial para complementar o profissional”, explica. A saída para a trilha não é obrigatória a todos os alunos, mas, quem a faz, garante que vai continuar. “É importante ter a prática e eu senti que renovei as energias. Penso em seguir esse caminho (do ecoturismo)”, comenta Regina. 


(turismo, turismo pedagógico)

Para Roteiros Educacionais entre em contato com a Caiçara Expedições


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..