Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Orla da praia de Santos expõe monumentos que contam parte da história local

Homenagem aos surfistas de Santos (em frente ao Posto 2): o esporte é referência entre as esculturas da praia

Um passeio pela orla de Santos apresenta muito mais que a beleza natural ou seus famosos jardins. Com um olhar atento é possível conhecer um pouco mais da Cidade, seu perfil, História e filhos ilustres nos 33 monumentos que seguem margeando toda a extensão das areias da praia.

A jornada por este museu a céu começa no José Menino, pouco antes do início dos jardins. Bem no canteiro central, ergue-se o monumento Espaço Cidades-Irmãs, que homenageia as 13 cidades-irmãs de Santos e o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que foi morto num atentado na sede da ONU em Bagdá e segue até a Ponta da Praia, próximo ao ferry boat, onde o Monumento Cívico à Bandeira do Brasil tem uma bandeira nacional que pode ser vista do outro lado do canal, em Guarujá.

Ao longo do trajeto, representantes da cultura santista são retratados em bustos. É o caso dos poetas Vicente de Carvalho, Maria Aranha de Rezende, Martins Fontes e da jornalista e cronista Lydia Federici. 

O busto de Fontes é um dos que está há mais tempo na orla. A estátua foi inaugurada em junho de 1941. Seu autor, o escultor italiano Caetano Fraccaroli, também é o criador das imagens de Vicente de Carvalho, Monumento ao Esportista Amador, Santo Antônio, Saturnino de Brito e Monumento a José de Anchieta.

Mas o recordista de instalações na orla é o artista plástico espanhol Luis Garcia Jorge. Ele é responsável por sete obras: Espaço Cidades-Irmãs, Monumento a Cristovão Colombo, bustos de Lydia Federici, Maria José Aranha Resende, Brigadeiro Tobias de Aguiar, Paulo Viriato Correa da Costa e vereador Luiz La Scala.

..:: Esporte presente

[O esporte também é referência nas esculturas da praia. Um surfista pegando uma onda em frente ao Posto 2, uma bicicleta com pneu furado próximo ao Canal 6 e uma escultura que faz alusão aos 10 Km Tribuna FM, no Gonzaga, mostram ao visitante essa outra vocação de Santos.

Além de conhecer os personagens de Santos, a localização das estátuas faz com que elas acabem se tornando os pontos mais fotografados da Cidade. A Secretaria Municipal de Cultura acredita que os monumentos de Tomie Ohtake e o Cristovão Colombo, as estátuas de Vicente de Carvalho, do Pescador, do Surfista e dos Imigrantes estão entre os mais registrados.

Fonte..:: A Tribuna

(fatos_históricos, turismo)


Boa Dica para Conhecer os Monumentos é o Bike Tour da Caiçara Expedições



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..