Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Exposição SERRA: Na Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos SP


A partir do dia 23 de janeiro, a Pinacoteca Benedicto Calixto apresenta a arte sensorial de Mai-Britt Wolthers em obras gigantes, preparadas especialmente para o evento.

Mai-Britt Wolthers enxerga o mundo em grandes dimensões. Suas obras não economizam em espaço e criatividade e esta artista plástica dinamarquesa, que mora e trabalha em Santos, vem se destacando no cenário nacional com um trabalho apurado, bem pensado, competente.
Por muitos anos, as florestas brasileiras, a Mata Atlântica e as praias do litoral brasileiro povoaram a sua imaginação, mas desde 2008, quando começou a fazer parte de grupos de estudo, em São Paulo, a técnica se sobrepôs aos temas.
As linhas soltas e as cores fortes que hoje predominam a arte de Mai-Britt traduzem uma estética abstrata que certamente vai encantar o público que visitar a exposição intitulada Serra.
A coleção conta com 12 quadros produzidos em técnica mista - óleo e acrílica sobre tela e papel, obras que chegam a medir 2,50 X 3,50m. A mostra vai ficar em cartaz até 23 de fevereiro, nos salões principais da Pinacoteca, que funciona de terça a domingo, das 09h00 às 18h00, com entrada franca.
A inauguração está marcada para 23 de janeiro, quinta-feira, às 19h30, e é aberta ao público.

Apresentação da mostra, pelo curador Nívio Mota

Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento onde as ideias são distanciadas dos objetos. A abstração usa a estratégia de simplificação, em que detalhes concretos são deixados ambíguos, vagos ou indefinidos; assim uma comunicação efetiva sobre as coisas abstraídas requer uma intuição ou experiência comum entre o comunicado e o recipiente da comunicação. Isso é verdade para todas as formas de comunicação.

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendida como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas, superfícies e texturas para compor a realidade da obra, de maneira “não representacional”. Esta forma de comunicação visual, surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam sua herança estética e partem em busca de novas formas de expressão.

A vegetação brasileira, fetiche e assunto recorrente da artista, é pensada em recorte local : a Serra do Mar. Em grandes obras abstratas, Mai-Britt Wolthers, residente em Santos, instiga o olhar do observador, onde cores e formas não buscam representar o real, e sim provocar sensações. As proporções e as escala nos jogam dentro da obra, permitindo descobertas e causando estranhamento.

A ideia de síntese reflete-se também no título da individual : Serra.

Sobre a artista

Mai-Britt Wolthers nasceu na Dinamarca, em 1962 e reside no Brasil desde 1986. Vive e trabalha em Santos – SP. Mai-Britt estuda pintura desde 1993 e desde 2003 realizou 9 exposições individuais e participou de varias coletivas. 

(evento_programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.