Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Campanha Salvem o Ipupiara!!! Compartilhe esta Ideia!!!


Por..:: Renato Marchesini

ABANDONO DOS MONUMENTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS E ARTÍSTICOS DE SÃO VICENTE

O município de São Vicente SP, a primeira cidade do brasil, fundada em 22 de janeiro de 1532, que acaba de completar 482 anos, possui um rico e variado acervo histórico cultural e artístico, mas lamentavelmente estão abandonados. Precisamos urgentemente do apoio e colaboração de nossos políticos (prefeito e vereadores) e chefes de órgãos de cultura, turismo e obras. Precisamos de vocês o interesse e empenho pela preservação e manutenção dos monumentos históricos, culturais e artísticos da cidade.

O Monumento e a Lenda do Ipupiara é um dos grandes atrativos da cidade, que encantam os moradores e turistas que vêm à cidade. Por falta de segurança, cuidados e manutenção, está entregue à deterioração e vandalismo. O rabo e os dedos do Ipupiara foram quebrados, está manchado de tinta amarela no peito, a pequena lagoa a muito tempo não possui a água e os belos peixes que antigamente ali viviam. A placa de sinalização turística está torta e com o adesivo da explicação todo rasgado.

..:: A Lenda

Conta a lenda brasileira que, em São Vicente, no ano de 1564, a linda escrava índia Irecê, ao ir à praia, à noite, para um de seus furtivos encontros com o jovem Andirá, que vinha do continente de canoa, deparou com um animal marinho gigantesco, com cerca de três metros de altura, com uma grande cabeça, bigode, braços longos, dentes pontiagudos e pés de nadadeiras. Irecê encontrou a canoa de seu amado no mar, vazia.


Esse animal, descrito como a “Curupira” – o fantasma do mar – foi morto pelo Capitão Baltazar Ferreira, assistente do Capitão-Mór, que acudiu ao clamor de Irecê e, enfrentando o animal como sendo IPUPIARA – o demônio da água. Diziam que ele habitava o espaço entre a velha “Casa de Pedra” (primeira construção de alvenaria do Brasil) e a Praia de São Vicente (Gonzaguinha).

Foto de.: Renato Marchesini, 2009.

O fato, misto de horror e fantasia, teria sido comentado por todo o Brasil e até por estrangeiros de vários países. Entretanto, ninguém jamais falou da única vítima presumível do Ipupiara Vicentino: Andirá, que deixou para trás sua canoa solitária à beira-mar e o coração partido de Irecê.

Como toda lenda, a do Ipupiara parte de algumas premissas verdadeiras. Estudiosos e historiadores entendem que o tal monstro não passava de um leão marinho, desviado pelas águas frias do inverno que, desavisado, veio parar nas praias brasileiras.

Coisas e contos da Vila de São Vicente, a 1ª do Brasil.

.:: Metas

Sempre divulgamos as belezas da cidade, porém estaremos aos poucos publicando matérias com fotos dos monumentos da cidade, que, em sua totalidade, encontram-se abandonados, sem a manutenção ou cuidados adequados.

Esperamos que esta e outras ações ajudem a conservar e sensibilizar a população, turistas e gestores municipais da importância da preservação e conservação dos monumentos culturais, históricos e artísticos de São Vicente e Região.

Pedimos aos amigos, munícipes, turistas, gestores municipais, jornalistas e outros que compartilhem, divulguem e colaborem ao máximo este nosso pleito. 

Amor por São Vicente!!!


(fatos_históricos, turismo, recicle suas idéias)


A Campanha para Salvar o Monumento do Folclore Vicentino.


O Triste Fim de um Descaso Total,


Acreditamos que devemos reconstruir este monumento que conta sobre está ótima lenda de São Vicente SP.  Por um Município que Respeite e Valorize sua História e Cultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.