Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

domingo, 29 de dezembro de 2013

Campanha Turista Legal - Por Um Turismo Sustentável - by Caiçara Expedições

..:: Por um Turismo Sustentável:.

"Queremos que você leve da Baixada Santista boas lembranças e deixe para nós somente boas impressões"

Turista Legal não deixa lixo pelo caminho, não retira nada da natureza e ajuda a preservar o patrimônio histórico e cultural das cidades.

Seja Você também um Turista Legal. Queremos que você volte muitas vezes e encontre os locais pelos quais passou em condições cada vez melhores.

Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo Consciente




..:: Conduta Consciente de Mínimo Impacto em Ambientes Naturais

Integrar ser humano e natureza, a fim de poder aproveitar os recursos naturais sem que haja riscos de depredação do ambiente natural, nem perigos comuns às pessoas que o utilizam, são os objetivos da Caiçara Expedições.

Visando a qualidade dos serviços prestados pela Caiçara Expedições elaboramos este curso, tendo a Mata Atlântica, bioma de nossa região e tão ameaçado, como local de desenvolvimento da atividade de turismo.

A oportunidade de se conhecer realmente a importância da natureza para o ser humano, pois em contato direto com o meio natural é que tomamos consciência de “nosso interior”, nossas forças e capacidades, da necessidade de cooperação; pois é em situações como as vividas no meio natural que as pessoas desenvolvem melhor a auto-confiança, a ajuda mútua, o respeito aos outros e, principalmente, saber que para viver é necessário tão pouco.

          Mostrando e divulgando a importância da natureza sobre as comunidades; orientando os visitantes e satisfazendo seu interesse em vivenciar experiências únicas; integrando a comunidade local aos programas; criando sistema de desenvolvimento ecologicamente balanceado (sustentável) e colaborando para a geração de empregos o ecoturismo é, sem dúvida, um instrumento essencial para a preservação, a conservação e a proteção do ambiente e para a formação de cidadãos com maior consciência ambiental.

          Pensando em uma melhor orientação aos ecoturistas, apresentamos ao longo deste tópico conceitos e diretrizes englobando vários aspectos, que interagem entre si, pertinentes a atividade ao ar livre.

  • Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta.
  • Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.
  • O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.
  • Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas – não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e de plantas inteiras. 
  • Mantenha-se na trilha, mesmo se ela estiver molhada, lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza. Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro.
  • Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.
  • Remova todas as evidências de sua passagem. Ao percorrer uma trilha ou ao sair de uma área de acampamento certifique-se de que esses locais permaneceram como se ninguém houvesse passado por ali.
  • Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as agressões observadas.
  • Embalagens vazias pesam pouco e ocupam espaço mínimo na mochila. Se você pôde levar as embalagens cheias na ida, não vai ter dificuldade em trazê-las vazias na volta.
  • Não queime nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e os animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta com você.
  • Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água.
  • Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais.
  • Resista à tentação de levar “lembranças” para sua casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.
  • Evite fazer fogueiras, elas enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.
  • Ande e acampe em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. Deixe rádios e instrumentos sonoros em casa.
  • Trate os moradores da área com cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que as encontrou e não entre em casas e galpões sem pedir permissão. Seja educado e comporte-se pois você está visitando uma casa alheia. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura locais.
  • Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.
  • Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.
  • Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo Consciente


..:: "VOCÊ deve ser a mudança que anseia ver no mundo" ::..

..:: "A única revolução possível é de dentro de nós" ::.. Mahatma Gandhi


(turismo, recicle suas idéias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..