Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Permacultura: Sanitário Seco ou Compostável

Como o nome já diz o banheiro seco não utiliza a água para resolver o "problema" dos dejetos humanos. O que acontece é que estes dejetos são misturados com serragem e ficam acumulados em uma câmara fechada durante algum tempo sofrendo o processo de decomposição. Assim como qualquer material orgânico, tudo que está dentro da câmara (somente dejetos, serragem e papel higiênico) transforma-se em adubo. 

Como mostra a figura a câmara e o cano, que funciona como exaustor, devem ser totalmente pintados de preto para que acumulem calor prevenindo a criação de patógenos e a formação de odores mal cheirosos. Para potencializar esse acúmulo de calor o banheiro deve estar voltado para o norte do terreno (no caso de se estar no hemisfério sul), ou seja, para direção que recebe mais luz do sol ao longo do dia. 

Para nos certificarmos de que esse adubo está realmente livre que qualquer agente de contaminação podemos levá-lo para um minhocário ou uma composteira para que passe por um segundo processo de decomposição junto a outros materiais. 

Utilizando esse tipo de banheiro estamos evitando que água e solo sofram contaminação e ainda gerando um ótimo adubo para o nosso jardim. Outra vantagem do sanitário compostável é que cada família pode resolver o problema de esgoto doméstico sem sair de casa e sem depender da estrutura urbana de saneamento. 

É assim que a Permacultura trabalha; fazendo conexões, agregando funções e transformando problemas em oportunidades!!!

(recicle suas idéias, ecoturismo)

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.