Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Funk sobre reciclagem ajuda aluno de 12 anos a conscientizar colegas em escola municipal de Itanhaém/SP

Eleito pelos colegas de classe como delegado para representar Itanhaém na ‘IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ com o tema ‘Escolas Sustentáveis’, o estudante Matheus Flauzino Nascimento, de 12 anos, da Escola Municipal Rural José Teixeira Rosas escreveu um funk para conscientizar ainda mais as pessoas sobre a importância de reciclar e a preservar o meio ambiente. A etapa estadual ocorreu no mês de setembro, em Águas de Lindóia.

A unidade escolar está situada na área rural do Município em meio a Mata Atlântica. O ano passado, em virtude da Rio+20, a escola já havia se mobilizado e programado transformar o ambiente em um espaço mais sustentável com compostagem para reciclar as cascas dos alimentos consumidos na merenda e adubar a horta e regá-la com a captação de água da chuva.

O projeto ganhou o nome de ‘Ecoescola’, um logotipo criado pelos alunos da própria escola. A princípio, o objetivo inicial é conscientizar os jovens do Ensino Fundamental sobre o cuidado com o meio ambiente e mudança de hábitos para posteriormente por em prática iniciativas voltadas à sustentabilidade.

E não é que a moda pega. A música foi o gancho para intensificar a campanha desenvolvida com os alunos de todas as séries e está fazendo sucesso entre a garotada. “Hoje, os adolescentes entram na internet e ficam sabendo tudo o que acontece com o mundo. Com o funk sobre a reciclagem, a nossa prioridade é trabalhar a prevenção na escola e em casa junto com pais e amigos. A gente tem que dar o exemplo desde pequeno, mostrando às pessoas que não podemos jogar lixo na rua”, conta empolgado o estudante do 7º ano, Matheus Flauzino.

Até o momento foram realizadas atividades com a produção de cartazes com informações e incentivo a coleta seletiva; palestras promovidas pelos alunos da Com-Vida aos demais membros da comunidade escolar, destacando a importância da reciclagem e da coleta seletiva; gincanas ecoeducativas; vídeos e músicas sobre as consequências do descarte incorreto de resíduos e importância da coleta seletiva; oficina de reaproveitamento de materiais; entre outros.

O jingle do projeto foi apenas um pretexto para apresentar as ações planejadas pela escola na Conferência. Mas há quem diga que a música não sai da cabeça e nem da língua dos estudantes. “Fiz sucesso com a letra durante a Conferência, eles gostaram bastante. As pessoas me perguntavam sobre a música que foi uma criação minha em conjunto com os demais colegas da escola”, lembra Matheus Flauzino, que passou dois dias em Águas de Lindóia, sede do evento.

A professora de ciências, Ana Carolina Mendes Peres, acredita que a participação na Conferência impulsionou a direção a ter conhecimento do trabalho e das ações desenvolvidas na unidade escolar. “O projeto está dividido em algumas etapas, essa primeira é de conscientização, então, alguns alunos farão vídeos, teatro, palestrinhas aos estudantes menores”, destaca. Ela ainda afirma: “No final de tudo não é nem o projeto realizado, mas o processo de conscientização que existe entre os alunos para formar opinião, essa é a parte mais rica”.

Fonte..:: Prefeitura Municipal de Itanhaém

(recicle suas idéias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..