Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ecoturismo para todos: o manejo de trilhas adaptadas é tema de trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro



Ecoturismo e inclusão social serão debatidos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, no II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas.

No dia 16 de outubro o bacharel em turismo Renato Marchesini, o profissional vêm atuando em projetos de manejo em trilhas no litoral de São Paulo, apresentará o artigo intitulado Turismo Adaptado: A Acessibilidade no Manejo de Trilhas.

No trabalho citam que a inclusão é um fator que a sociedade moderna tende a colocar como um avanço, mas que nada mais é do que o resgate de um direito de todo ser humano.

A atividade de lazer em ambiente natural pode contribuir em aspectos sociais, culturais e na educação ambiental, além da possibilidade de, dependendo do perfil da deficiência, gerar e estimular a reabilitação e o despertar das potencialidades da pessoa, possibilitando o desenvolvimento de experiências e incentivos e aumentando a qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência em função do conhecimento do potencial que ela adquire graças ao aumento da autoconfiança e autoestima.

Neste sentido o projeto busca demonstrar como através da remoção de obstáculos e adequações de trilhas para o aumento da acessibilidade, segurança e mobilidade, podem contribuir positivamente para educação ambiental e a melhora da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Nessa perspectiva, a busca de novas soluções legais e técnicas que garantam uma política inclusiva de acesso às áreas de interesse natural, se constituem em especial desafio que não raro exige a “flexibilização” de conceitos e posturas quando da interpretação dos espaços que necessariamente devem prever a possibilidade de adaptação e remodelação, de acordo com as necessidades que possam aparecer ao longo da vida das pessoas.

Os autores esperam, com este projeto, fomentar o direito de “ir e vir” das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em áreas naturais, sendo elas públicas ou privadas. Aqueles que tiverem interesse em adequar suas áreas para ecoturismo, é possível entrar em contato com os mesmos e solicitar a consultoria e implantação de projeto.

..:: Serviço ::..
2º Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas
Data: 16 a 18 outubro 2013
Local: Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

..:: Artigo Científico ::..
Turismo Adaptado: A Acessibilidade no Manejo de Trilhas
Autoror: Renato Marchesini
Data Apresentação: 16 de Outubro de 2013
Horário: 17h35
Contatos: (13) 98113.4819

(evento_programação, ecoturismo, turismo adaptado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.