Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Hotelaria Sustentável: Empresas emitem 'selos verdes'

Por..:: Gustavo Simon

Para marcar a imagem de sustentável "de facto", muitos hotéis têm recorrido a um expediente usado tradicionalmente por prédios comerciais de grandes cidades: certificações de sustentabilidade.

Elas são emitidas por empresas como o GBC (Green Building Council), consultoria americana responsável pelo selo Leed (sigla em inglês para liderança em energia e design ambiental).

Segundo o GBC, sete empreendimentos hoteleiros em construção no país se inscreveram para obter o selo quando as obras forem concluídas.

Entre os requerentes estão o Hilton Barra, previsto para ser inaugurado no ano que vem na zona oeste do Rio; o Sheraton Reserva do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho (PE), que deve abrir as portas em maio de 2014; e os hotéis da bandeira Zii, ligada à construtora WTorre.

"A certificação funciona como motivador para os responsáveis pelo hotel levarem a sério as práticas sustentáveis", avalia Felipe Faria, diretor do GBC no país.

A consultoria não é a única a explorar esse filão.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por exemplo, possui uma norma para gestão de sustentabilidade em meios de hospedagem. A entidade já certificou, em parceria com entidades como o Inmetro, ao menos sete estabelecimentos -outros cinco estão em busca do selo, sendo que quatro o pediram este ano.

Já estão certificados o Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a pousada Ville la Plage, em Búzios (RJ), os hotéis Canto das Águas e Hotel de Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), e três empreendimentos de Canela (RS)- Blumenberg, Don Ramón e Encantos da Terra.

O Sebrae do Rio Grande do Sul, aliás, criou no começo do ano um programa para capacitar empreendimentos do Estado a buscar o selo da ABNT.

A certificação verde é uma tendência global. O GBC emitiu o primeiro selo Leed para hotéis em 2009. Hoje, 340 locais pleiteiam a obtenção do selo -e outros 106 já o detêm, sendo seis na América Latina.

A Green Globe é outra iniciativa que emite certificações para empresas turísticas, de agências de viagens e parques temáticos a hotéis.

Lá fora, 413 marcas têm o selo (90% são meios de hospedagem); no Brasil, nenhuma ainda o conseguiu.


Projeto do hotel Aliah segue 'ideias verdes'

O Aliah, projeto que aguarda investimentos para ser erguido em Bragança Paulista (a 85 km de São Paulo), nasceu de acordo com as diretrizes desses selos.

"É um referencial para o hóspede, que nem sempre sabe o que cobrar de um hotel verde", diz Adriana Mallet, coordenadora do projeto.

Para esse cliente, o Ministério do Turismo desenvolveu, em junho de 2012, o Passaporte Verde, manual que ajuda a escolher destinos sustentáveis.

Confira manual do turista verde - AQUI

Ferramenta semelhante foi criada pelo site TripAdvisor: o serviço GreenLeaders, no ar desde abril deste ano, destaca mais de mil hotéis "verdes" nos Estados Unidos.

O serviço ratificado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo GBC- deve ser ampliado; ainda não há previsão para chegar ao Brasil.


(hotelaria, turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.