Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

É um Pássaro? É um Vampiro? Abordando a Importância dos Morcegos para as Crianças

Já pensou em abordar temas relacionados à conservação da natureza com as crianças? Confira a versão infantil de um texto sobre a importância dos morcegos frugívoros para o bioma mais ameaçado do Brasil, a Mata Atlântica.


Ele é conhecido por causa das histórias de vampiro e também por conta de um dos personagens mais famosos dos quadrinhos, o Batman. Dizem que gosta de morder suas vítimas para sugar o sangue e matar a fome. Isso mesmo, estamos falando do temido e às vezes um pouco assustador morcego. Mas, pode ir tratando de mudar a ideia que você tem desse animal, porque, ao contrário do que os filmes e desenhos mostram, ele não tem nada de malvado, nem de ameaçador. 

Os morcegos são mamíferos como nós, por isso têm o corpo coberto por pelos e os filhotes se alimentam do leite das mamães morcego. Mas uma coisa é bem diferente do restante: ele é o único mamífero que voa. E esses animaizinhos, que muitos podem confundir com aves, estão espalhados pelo mundo inteiro e divididos em mais de mil espécies diferentes. Só no Brasil, são quase 200 espécies separadas em oito famílias. 

Amigos da natureza 
Na verdade, poucos são os morcegos que gostam de sangue (e não é sangue do homem, mas sim de outros animais); a maioria gosta mesmo é de comer insetos, pequenos animais ou ainda frutos e infrutescências. E é desse último que vamos falar: dos morcegos frugívoros. Para você que achava melhor que os morcegos nem existissem, sabia que os das espécies frugívoras são muito importantes para a conservação do meio ambiente?

Quem explica o por quê é o pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Guimarães Rubio. “Primeiro os morcegos comem pequenos frutos e infrutescências e depois espalham as sementes pela floresta ao fazer cocô enquanto voam. É por isso que podemos dizer que eles são verdadeiros jardineiros da natureza”, conta. 

Uma das pesquisas comandada por Rubio acontece desde 2011 e quer entender o comportamento dos morcegos e como eles espalham as sementes na Mata Atlântica. O local escolhido para o estudo é a Reserva Natural Salto Morato, que fica no litoral norte do Paraná, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que também financia a pesquisa. Nessa área, está o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, onde estão 28% das espécies de morcegos que existem no Paraná. 

Como são e onde vivem? 
Os morcegos frugívoros têm asas castanho-escuras com manchas amarelas e a cabeça mais escura. É verdade que a aparência não é o forte desses bichinhos, mas você também terá dificuldade para vê-los: eles preferem a vida noturna e raramente são vistos durante o dia. Gostam de ficar pendurados de cabeça pra baixo para facilitar na hora de alçar voo e também para se proteger dos possíveis predadores (principalmente aves de rapina). 

Eles podem morar em diversos lugares; tanto naturais, como em árvores, cavernas e fendas de rocha; como também no telhado de casas, chaminés, pontes e viadutos. A gravidez das futuras mamães morcego dura de dois a sete meses (dependendo da espécie) e, geralmente, nasce apenas um bebê morcego. Nos primeiros meses de vida, eles são carregados pelas mamães em seus voos noturnos e depois de crescidos voam sozinhos e procuram o próprio alimento. A média de vida dos morcegos varia de 10 a 30 anos. 

Apesar de não ser ameaçador, o morcego pode atacar para se defender, como qualquer outro animal. Por isso, se um dia encontrar algum dentro de casa ou no jardim, nada de tentar tocá-lo, porque, se ele se sentir acuado, provavelmente vai te morder. Agora que você já conhece um pouco mais da história do morcego, sabe que ele pode ser muito importante para a recuperação das florestas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.