Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Notícias de Biologia junho 2013

3º Workshop Controle do Carrapato
Data: 15 de agosto de 2013
Realização: Instituto de Zootecnia (IZ/APTA)
Local: Instituto de Zootecnia, Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa (SP)
Informações e inscrição, acesse www.infobibos.com/carrapato

Curso de Atualização - Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – CLAE 
Data: 28 e 29/06/2013; e 05 e 06/07/2013 
Inscrições até 22 de junho
Realização: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - IIEP
Local: São Paulo/SP
Informações:
www.einstein.br/Ensino/cursos-de-atualizacao/Paginas/curso-de-atualizacao-em-cromatografia-liquida-de-alta-eficiencia-clae.aspx

II Simpósio de Bioterismo do Einstein
Data: 05 a 07 de junho de 2013 
Inscrições até 31 de maio
Realização: Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - IIEP
Local: São Paulo (SP)
Informações : 
www.einstein.br/Ensino/eventos/Paginas/simposio-de-bioterismo-do-einstein.aspx

21º ConBio no Facebook
Visite e divulgue a página do 21º Congresso de Biólogos do CRBio-01 no Facebook:
http://www.facebook.com/pages/21-Congresso-de-Biólogos-do-CRBio-01/568314823190873=

Plantas e animais podem perder metade de suas zonas climáticas
Um estudo publicado no domingo (12/5) no periódico "Nature Climate Change" prevê que cerca de 55% das espécies vegetais e 35% das espécies animais do planeta terão sua faixa climática adequada reduzida pela metade até 2080 se medidas para a diminuição de emissões de gases-estufa não forem tomadas. As previsões indicam que, se mantido o ritmo atual de emissões, poderá haver um aumento de 4º C na temperatura do planeta até o fim do século.

Os pesquisadores da Universidade britânica East Anglia estudaram o impacto de tal aumento de temperatura nas "zonas climáticas" de 48.786 espécies. Cada zona climática permite o desenvolvimento de determinados tipos de espécies de animais e plantas, incluindo o seu processo de adaptação às condições biológicas e climáticas, como as de precipitação de chuvas e de temperatura.

O maior risco será para as plantas, os anfíbios e os répteis, já que o ritmo de sua capacidade de adaptação é mais lento que a mudança climática, enfatizaram os pesquisadores. Segundo Rachel Warren, uma das autoras do trabalho, as estimativas da pesquisa podem ser até piores, já que somente levam em conta o impacto do aumento de temperatura, não considerando os eventos extremos provocados pela mudança no clima, como ciclones e inundações. "As populações de animais em particular poderiam desaparecer em maior proporção do que estimamos devido à diminuição das plantas disponíveis para a alimentação" , explica Warren.

Segundo o estudo, o impacto previsto sobre as zonas climáticas das espécies poderia ser reduzido de maneira significativa se rápidas medidas para reduzir as emissões de gases-estufa forem tomadas. As perdas podem ser reduzidas em 60% se o crescimento das emissões for interrompido em 2016 ou em 40%, se interrompido em 2030.

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável
Interessados em se candidatar a bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha nas áreas de desenvolvimento sustentável já podem acessar o roteiro de inscrição e a lista de cursos no site do DAAD. 

As inscrições devem ser encaminhadas, preferencialmente, para as universidades que oferecem os cursos, seguindo o respectivo cronograma. Para aqueles que preferirem enviar a documentação ao DAAD, o prazo é 31 de julho de 2013. O programa, anteriormente chamado de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento, destina-se a jovens graduandos que tenham dois anos de experiência profissional. Ressalta-se que o programa não é para recém-graduados. Nesta edição, são oferecidos 36 cursos de master em diferentes áreas e três em nível de doutorado.

Acesse o edital: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Green Talents
Estão abertas as inscrições para o concurso Green Talents – O Fórum Internacional para Grandes Talentos em Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). 

Até 9 de junho de 2013 serão aceitas candidaturas de jovens pesquisadores das áreas de desenvolvimento sustentável. Os 25 candidatos premiados visitarão a Alemanha por duas semanas, conhecendo instituições de pesquisa alemãs de excelência e recebendo informações em primeira mão sobre a pesquisa na área de sustentabilidade no país. Em 2014, os “Green Talents” serão convidados a voltar à Alemanha para uma estadia de pesquisa de até três meses, ganhando novas experiências em um ambiente inspirador. Na última edição, o brasileiro Antônio Otávio de Toledo Patrocínio, professor assistente de química inorgânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi um dos escolhidos. http://www.greentalents.de/

Fonte..:: Newsletter CRBio1 17-05-2013

(papo de biologia)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.