Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Índios no Guarujá: E os nomes Indígenas


Os primeiros visitantes da Ilha de Santo Amaro eram grupos tupis, que deram o primeiro nome a ilha, isto bem antes da conquista dos portugueses de nossas terras. O próprio nome da cidade Guarujá (GU-AR-Y-YA) significa ''passagem estreita''; também há outra definição para o nome Guarujá, GUARU-YA que em português vira '' viveiro de rã ou sapos''. O povo Tupi passou a chamar a Ilha de Santo Amaro de Guaibê ou Guaimbê devido à abundante planta de mesmo nome nesta região.


Os tupis não habitaram a ilha, permanecendo no entorno da Serra do Mar e no Planalto Paulista, mas utilizavam este lugar para a colheita de sal e pesca, logo algumas praias ganharam nomes típicos como: Guaiúba (Gua-I-Ubá), Perequê, Pernambuco e Sorocutuba (Suru-cotuba) que significam – respectivamente - ''vale de pequenas canoas'', ''entrada de peixes'', ''mar com fendas'' e ''monte escorregadio''.

Do outro lado da cidade, o nome Itapema traduzindo vira ''pedra rasa''; os bairros Paecará (Paem-acará), Bocaina são ''muitas garças'' e ''entrada do mato'' respectivamente. O rio Acaraú, que divide os bairros de Vila Áurea e Paecará, tem um nome sugestivo de ''rio das garças''; também a Rodovia Piaçaguera (mbê-aça-guará) significa na língua tupi-guarani ''caminho onde passa o guará (pássaro de mangue)''.

Por último, há outra definição para o nome do bairro Paecará: da língua tupi ''Po'' exprimindo superlativo e ''Acuraá'' enseada alagadiça, formando Poacuraá; daí o significado de várzea ou enseada extremamente alagadiça. Porém Paem-acará tem mais coerência com o nome do rio Acaraú (rio das garças), animal abundante na região.

Fonte..:: Guarujá Web

Para Passeios e Tours no Guarujá e Região


(fatos_históricos)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.