Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sábado, 27 de abril de 2013

Turismo Comunitário em Cubatão: Cota 200



Por..:: Anna Gabriela Ribeiro Do G1 Santos

Casas coloridas se destacam no verde da Serra do Mar em Cubatão

"Arte nas Cotas" atrai turismo comunitário ao bairro Cota 200. Projeto usa moradores para desenhar e colorir muros da comunidade.

Moradores dizem que cores e formas alegram a comunidade (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Moradores dizem que cores e formas alegram a comunidade (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)

Quem desce a Via Anchieta em direção ao litoral de São Paulo já pode observar um colorido diferente na Serra do Mar. Em Cubatão (SP), um projeto social desenvolvido com os moradores da comunidade Cota 200 consiste em enfeitar e colorir as casas do bairro, que fica na encosta da Serra. O objetivo é envolver os próprios moradores no trabalho, e ainda atrair turistas para o local.

O Ateliê Arte nas Cotas existe há cerca de dois anos e reúne um grupo com aproximadamente 20 alunos, todos moradores do bairro Cota 200. As aulas acontecem quase diariamente e ensinam aos alunos técnicas de estêncil, que consiste na aplicação de tinta com rolos, ou sprays para preencher um papel com desenho vazado. Os alunos aplicam esta técnica e também mosaicos nos muros, além de confeccionarem camisetas, agendas e almofadas que são vendidas e a renda revertida ao projeto.

Comércios também foram enfeitados com tintas (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Comércios também foram enfeitados com tintas (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)

O trabalho é coordenado pela artista plástica Fernanda Saguas. Ela explica que no processo de produção todos participam, desde a montagem do desenho até a execução da pintura. “Fazemos os desenhos nos papéis, cortamos a moldura e vamos fazer as pinturas em casas e praças da comunidade. Antes também temos que conversar com os moradores para ver se eles concordam com os desenhos, alguns preferem que a gente só pinte, sem a inclusão de desenhos geométricos”, diz a artista plástica.

Todas as cores escolhidas são bem alegres e chamativas, alguns muros contam ainda com desenhos geométricos, o que deixa o cenário bem moderno. Nas escadas de praças e nas quadras públicas é feita também a aplicação de mosaicos. A aceitação da comunidade foi imediata.  “Eu adorei o colorido no meu comércio, o bairro está mais alegre e alto astral, muito boa essa iniciativa”, afirma a comerciante Lúcia Georgina Moura. Para a aluna Fátima Maria Costa, o projeto estimula as pessoas a cuidarem mais do local. “Ajuda a formar uma favela, é um pedacinho da gente nestes desenhos, fica mais bonito”, diz Fátima.

O projeto de intervenção artística urbana já foi feito em 50 casas do Cota 200. Alguns moradores foram removidos do bairro porque suas casas estavam posicionadas em locais com risco de deslizamento de terra, mas 750 casas vão ficar com toda a estrutura de água, luz, saneamento, etc. Estas casas que ficarão definitivamente poderão receber o projeto, e o objetivo é de que nos próximos anos, todas as casas e comércios estejam coloridos.

Neste sábado (20), a comunidade Cota 200 recebeu um grupo com cerca de 30 turistas para conhecer a comunidade. O passeio começou no ateliê, onde os visitantes viram como é a confecção dos desenhos e a montagem das peças. Depois partiram pelas ruas do bairro em uma caminhada para apreciar as pinturas.  “É a primeira vez que eu visito uma comunidade, uma favela mesmo, confesso que eu tinha receio, mas mudei totalmente a concepção, achei interessante, lindo”, afirma a aposentada Marli Cuzco.

O Guia de turismo Renato Marchesini trouxe o grupo para conhecer o projeto, ele já conhecia o “Ateliê Arte nas Cotas”, e fez questão de divulgar o projeto. “Achei o projeto lindo quando conheci e gosto de promover o turismo comunitário, que vem crescendo cada dia mais no Brasil. Para a comunidade é importante pela auto-estima, quando alguém quer conhecer o estilo de vida deles, eles ficam felizes. E também é bom pela questão econômica. Para os turistas também é uma experiência diferente, é a transformação na vida e no olhar sobre as coisas”, comenta Renato..

Fonte..:: G1 Santos

Para Realizar Roteiro de Turismo com Base Comunitária 

(turismo, recicle suas idéias)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..