Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sábado, 27 de abril de 2013

Roteiro de Turismo Comunitário: Roteiro Cultural apresenta uma nova face dos bairros cota de Cubatão

Por mais de seis décadas, os bairros cota foram considerados uma mancha ecológica e motivo de preocupação às autoridades de Cubatão. Mas o que era entrave, por conta dos passivos ambientais, poderá alavancar o setor turístico da Cidade. Os lotes encravados no Parque da Serra do Mar (às margens da Via Anchieta) estão incluídos no Roteiro Comunitário, criado para revelar ações sociais realizadas em comunidades urbanas.

O trajeto experimental está marcado para a manhã deste sábado. Pelo menos 30 visitantes conhecerão o Ateliê Arte nas Cotas e as intervenções artísticas no bairro. Na rota, os visitantes passarão por trecho do Parque Estadual da Serra do Mar, a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil. Depois, seguirão para o núcleo Fabril, Cruzeiro Quinhentista, Largo do Sapo e Novo Anilinas.

Os bairros cota, no Parque da Serra do Mar, às margens da Via Anchieta, podem ajudar o Turismo
    A proposta foi formatada pelo Guia de Turismo Renato Marchesini por acaso. Ao descer a Serra do Mar, pela Via Anchieta, se deparou com um colorido especial nas casas, muros e praças da Cota 200. Foi essa intervenção urbana realizada pelos alunos do Ateliê, um projeto social em curso na comunidade, que chamou sua atenção. “Acreditamos que o turismo com base comunitária é uma proposta que beneficia as famílias locais, tanto economicamente quanto na autoestima”.

    ..:: Oficina
    Além de conhecer pontos turísticos cubatenses, os visitantes vão participar de uma rápida oficina, aprendendo a técnica de estêncil, utilizada pelos alunos para colorir as moradias. Por meio de uma moldura feita com papelão ou plástico, os alunos criam desenhos nas paredes, muros e praças das cotas, por meio da combinação de cores e padrões. 

    Essas ações deram um visual especial à comunidade. “Será uma alegria mostrar o trabalho social feito no ateliê e nos outros projetos do bairro. Incluir os bairros Cota em um passeio por Cubatão é algo incrível e diferente. Estamos felizes com essa novidade”, afirma Fernanda Saguas Tresas, coordenadora do Ateliê Arte nas Cotas.

    ..:: Projeto
    A remoção da maior parte dos moradores dos bairros cota faz parte do programa Socioambiental da Serra do Mar. A iniciativa do Executivo Paulista, orçada em mais de R$ 1 bilhão, prevê a remoção de quase 6 mil famílias a núcleos habitacionais de Cubatão. Em contrapartida, foram instituídos projetos sociais nas comunidades próximas.

    O Ateliê Arte nas Cotas, iniciado em 2010 com aulas de formação no bairro Fabril, é um deles. Além das intervenções nos espaços públicos, criou uma linha de produtos em papelaria e confecção. O objetivo das ações culturais é elevar a autoestima aos moradores e promover a construção de uma nova identidade comunitária.

    No ateliê são desenvolvidas, diariamente, oficinas abertas e formações no Curso de Intervenção Artística Urbana. Todas as técnicas aprendidas são aplicadas nas pinturas de fachadas das casas e praças. Somente em 2012, mais de três mil moradores da localidade passaram pelo Ateliê e cerca de 60 pessoas se formaram no curso de Intervenção em Arte Urbana.

    Serviço: informações sobre o passeio, no site da R9 Turismo ou pelo telefone (13) 98113.4819. 

    Fonte..:: A Tribuna


    Para Roteiro de Turismo Comunitário nas Cotas Cubatão


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    A R9 Turismo agradece sua participação!
    obs: Os comentários são moderados.

    Mantenha contato! Muita Luz ...

    Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

    Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
    Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.