Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio é para refletir


* Por Catharina Apolinário


Créditos imagem..:: Renata Antunes da Cruz

Vivemos uma cultura de miscigenação e é do povo indígena que herdamos muitas palavras, hábitos e conhecimentos. Poderíamos ter aprendido mais com eles, mas preferimos tentar mudá-los, obrigá-los a seguir outros costumes, cultuar outros deuses, buscar outros alimentos, usar outras vestes. Continuamos fazendo isso em nosso dia a dia brigando para reverter tudo que encontramos e que nos parece 'diferente'. Desta maneira perdemos muito. Perdemos conhecimento, perdemos momentos, perdemos amigos, perdemos nossa história. 

O índio brasileiro sofreu massacrado pelos interesses econômicos desde o 'descobrimento' do país. Hoje, em situação de pobreza, de fome, sem terra, sem norte, mantém sua esperança em alguns poucos (abaetês) que buscam auxiliá-los na recuperação de sua dignidade. Uma situação que não é exclusividade do povo indígena em nosso país, maquiado por comerciais institucionais.

Suas terras, tão importantes por conterem no solo os resquícios de seus antepassados e possuir valor que transcende o financeiro, estão diminuindo, para dar lugar a usinas questionadas, plantações e criação de gado, que surgem sob o argumento de acabar com a miséria, alimento que cada vez mais sai para o exterior pelos nossos portos. Quem não entende da cultura indígena quer legislar sobre como devem viver, onde devem ir e o que devem fazer. Bobagem!

Mas o índio também se reinventou, buscou entender o mundo fora de suas comunidades e se adaptar, tentando, ainda assim, não perder sua essência. O índio buscou estudar, participar da tão falada 'democracia',  socializar se com outros povos, dar voz à sua comunidade. Povo de força, neste dia do índio, e em todos os dias de minha vida, eu tenho orgulho de ser descendente de Guarani.

E peço a todos que nunca se esqueçam que essa cultura faz parte da sua vida. Posicione-se a favor da cultura indígena, mesmo que ela esteja longe de seus olhos. Sou cabocla, ando de 'canoa', amo a natureza e nada disso é por acaso.

* Bacharel em Comunicação Social, pós graduada em Controle e Gestão Ambiental, pesquisadora de povos e comunidades tradicionais da região metropolitana da Baixada Santista.

Fonte..:: Catharina Apolinário
Assessoria de comunicação
(13) 7826-5955 ID 117*1719
catharinaassessoria@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..