Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cineasta itanhaense vai produzir documentário sobre a Cultura Caiçara


Com 44 anos de idade, a maioria deles vividos em Itanhaém, o produtor cultural e cineasta Doty Luz está retornando novamente a sua terra natal. Ele está realizando um trabalho de pesquisa sobre a Cultura Caiçara das áreas do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, que servirá de base para um documentário a ser produzido ainda este ano para o cinema.

O documentário terá o nome de Caiçarada e vai resgatar, entre outros costumes, os ritmos musicais tradicionais, como o fandango e o uso da rabeca (espécie de violino), além de outros tipos de costumes típicos do povo caiçara.

A experiência do cineasta inclui a direção, roteiro e edição do premiado documentário Aperreio, de 2010, que retrata a interferência das mudanças climáticas na vida das pessoas. Essa produção conquistou os prêmios Xikrin no II Curtas Carajás, e no 5º Festival de Cinema da Floresta de Mato Grosso, além do 4º Prêmio Corvo de Gesso 2011 do Cineclube Jacareí.

Também produziu em 2011 o documentário Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, e participação no projeto audiovisual para o Núcleo de Extensão e Pesquisa com Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas da Universidade Federal do Maranhão. Escreveu o roteiro do documentário “Entre Margens”.

O sucesso de Aperreio serviu como estímulo para Doty resgatar sua origem no Litoral. “Retomar aquele contato direto com Itanhaém e as demais cidades vizinhas é um prazer redobrado”.

Fonte..:: Prefeitura Municipal de Itanhaém

(evento_programação, turismo)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.