Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 22 de março de 2013

Abertura de Cursos Técnicos e Emissão de Parecer Técnico: Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer

De acordo com a publicação da Deliberação CEE 105/2011 (Conselho Estadual de Educação), os cursos de educação profissional técnica, presencial ou a distância, das Instituições de Ensino Particular do Estado de São Paulo deverão possuir parecer técnico para funcionar.

Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer: Técnico em Agenciamento de Viagens Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Hospedagem e Técnico em Cozinha.

De acordo com a Portaria CEE/GP nº 450, de 10/10/11, que estabeleceu o referido Cronograma, entre 02/01/13 a 31/01/13 as Instituições de Ensino Particular devem protocolar o pedido e enviar cópia de comprovação às respectivas Diretorias de Ensino.

E os prazos das instituições credenciadas para a emissão do parecer técnico é: 01/07/2013

Instituições credenciadas:

Para Saber mais..:: Centro Paula Souza (Parecer Técnico)
Para Saber mais..:: Conselho de Educação do Estado

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos AQUI Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer.

..:: MINISTÉRIO DO TURISMO

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, de 08 de Junho de 2008
Especialistas e representantes dos sistemas de supervisão de ensino dos estados, somaram esforços ao Ministério da Educação para elaborar um documento que servirá na orientação de estudantes e instituições de ensino na oferta de cursos técnicos.

Especialistas e representantes dos sistemas de supervisão de ensino dos estados somaram esforços ao Ministério da Educação para elaborar um documento que servirá na orientação de estudantes e instituições de ensino na oferta de cursos técnicos.

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos agrupa as disciplinas conforme suas características científicas e tecnológicas em 12 eixos que somam, ao todo, 185 possibilidades de oferta de cursos. Cumprindo a função de apresentar denominações que deverão ser adotadas nacionalmente para cada perfil de formação, o Catálogo não impede, entretanto, o atendimento às peculiaridades regionais, possibilitando currículos com diferentes linhas formativas.

Por ser um país com potencial turístico internacionalmente reconhecido, todas as regiões do Brasil trabalham cursos técnicos voltados para o segmento de Turismo. Com vistas às capacitações relacionadas ao setor, dois cursos recebem destaque: Técnico em Agenciamento de Viagem e Técnico em Guia de Turismo.

O primeiro curso compreende tecnologias ligadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação. Abrange os processos tecnológicos de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer.

Já o curso Técnico em Guia de Turismo prepara o futuro guia para que oriente, assista e conduza pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. O guia de turismo deve ser capaz de informar sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista.

Para mais informações sobre programa destes cursos em destaque, faça download dos links abaixo:

..:: Downloads
 AQUI - Técnico em Agenciamento de Viagem 20kb (pdf)
 AQUI - Técnico em Guia de Turismo 20kb (pdf)

Fonte..:: Turismo

Deliberação Normativa n.º 427, de 04 de Outubro de 2001
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) adota critérios para a regulamentação do plano de curso das instituições de formação técnica e profissional para Guias de Turismo. Instituições que buscam a apreciação do Instituto devem, primeiramente, ter o plano devidamente aprovado no órgão de ensino e comprovar o cumprimento de todas as exigências quanto a instalações, equipamentos e pessoal qualificado.

..:: Downloads
AQUI - Decreto n.º 946/93, de 1º de outubro de 1993
AQUI - Deliberação Normativa Nº 427, de 04 de outubro 2001  (pdf)


Fonte..:: Turismo

(turismo, hotelaria)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.