Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Papo de Biologia: GRAXAIM DO MATO (Cerdocyon thous)


Características - canídeo de pelagem parda-cinzenta ou cinzenta-amarelada, com algum desenho preto no queixo. A ponta do beiço inferior e toda a margem do superior são esbranquiçadas, assim como a garganta e parte do pescoço. As pontas das orelhas, da cauda e dos pés são pretas. Patas curtas e robustas. Pesam entre 5 a 8 Kg. Corpo com 70 cm de comprimento mais 30 cm de cauda. 

Habitat - campos e margens de áreas florestadas. 

Ocorrência - Rio Grande do Sul a São Paulo 

Hábitos - hábitos essencialmente noturnos, mas pode ser observado durante o dia. De dia se esconde e dorme,  saindo  à noite para a caça, quando se ouve os seus uivos, principalmente no inverno, no tempo do cio. São monogâmicos. Viajam em pares, mas caçam individualmente. Para esconderijo, procura tocas, fendas e ocos de árvores no chão.

Alimentação - tem um amplo espectro alimentar, podendo-se dizer que come de tudo, de origem animal e vegetal. Além de pequenos mamíferos e aves, se alimenta também de anfíbios e répteis. São excelentes predadores de ratos. 

Reprodução - gestação dura em média 56 dias. Produzem entre 3 e 6 filhotes. Reproduzem-se 2 vezes ao ano. Os filhotes entre 120 e 160 g. Nascem sem dentes, com olhos e orelhas fechadas. Os olhos abrem em 14 dias. A maturidade sexual é alcançada após o primeiro ano. 

Ameaças - entre os agricultores e pecuaristas, é muito conhecido pelo seus hábitos de rondar os acampamentos e as habitações, à procura de couro. É considerado nocivo, por atacar galinhas, patos e cordeiros. Esta fama de ladrão tem custado a vida de milhares cachorros-do-mato, que são caçados ou envenenados. Em pesquisas já realizadas, comprovam que no conteúdo estomacal desta espécie não foram encontrados restos de animais domésticos, apesar de muitas amostras terem sido provenientes das proximidades de habitações humanas.

Fonte..:: VivaTerra

(evento_programação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..