Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Papo de Biologia: GATO MOURISCO (Herpailurus yaguarondi)


Características - também conhecido como Jaguarundi, é um gato de corpo comprido com 65 cm de comprimento mais 35 cm de cauda, de cor uniforme pardo-acinzentada. Cabeça pequena em proporção ao tamanho do corpo. Grandes olhos amarelos,cauda longa, cabeça e orelhas curtas. É o parente menos colorido da jaguatirica sendo um dos animais menos vistos da floresta. 

Habitat - florestas, em áreas próximas de água. 

Ocorrência - toda América Central e América do Sul. 

Hábitos - é um animal raro de ser encontrado devido a baixa densidade populacional e grande área territorial usada por cada animal em torno de 50 Km2 . Na mata só é encontrado trepado em árvore. Caça à noite ou de  preferência  à  tardinha  ou  madrugada.   Nunca  sai  da mata e durante o dia fica escondido na toca, quase sempre ao nível do chão. Para dormir, o gato-mourisco enrola-se completamente com sua cauda, como se fosse um cobertor. Caçador noturno, o gato-mourisco tem comportamento diferente dos outros felinos brasileiros, pois vive aos casais e arruma em sua casa um macio ninho de folhas onde a fêmea tem os filhotes. A timidez do gato-mourisco e também a cor meio sem graça de sua pele, que pode ser marrom, acinzentada ou avermelhada, fazem com que ele não seja muito perseguido, mesmo assim está ameaçado de extinção. 

Alimentação - carnívoro, alimentando-se de animais de pequeno porte como lagartos, cutias, ratos, pequenas aves, pássaros e ovos. É excelente pescador. 

Reprodução - uma vez por ano ocorre o acasalamento e depois de aproximadamente 65 dias de gestação, nascem 02 filhotes que acompanham a mãe até aprender a caçar e demarcar o próprio território. Alcançam a maturidade em aproximadamente 2 anos de idade.

Ameaças e utilização - ameaçado de extinção pela caça para o tráfico de animais silvestres e pela destruição do habitat.

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.