Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Papo de Biologia: GATO DO MATO (Leopardus tigrinus)


Características - do tamanho do gato doméstico é a menor espécie de gato do mato, também conhecido como gato do mato pequeno. A pelagem é pintada à maneira de onça. Esbelto, possui cabeça pequena, com focinho afilado. Nas partes superiores do corpo, apresenta manchas e ocelos pretos, de pequeno tamanho, nos flancos estas manchas são maiores, nas pernas não chegam a formar bandas transversais bem distintas. É possível notar-se traços escuros, mas estes são interrompidos. Pode viver até 13 anos. Medem até 65 cm de comprimento mais a cauda com 33 cm. Pesam até 3 Kg. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.

Habitat - florestas 

Ocorrência - América Central e América do Sul 

Hábitos - noturnos e solitários. O gato-do-mato é, de certa forma inofensivo ao homem, mas a exemplo até mesmo do gato doméstico, ele vira uma fera quando encurralado. Aí é preciso tomar muito cuidado senão ele arranha e morde. 

Alimentação - carnívoro. Silencioso quando caça, ele vai atrás de aves pelos galhos finos das árvores ou então fica escondido imóvel no chão, esperando a aproximação da presa, e em um pulo certeiro, faz sua vítima. 

Reprodução - gestação de 73 a 77 dias, com crias de até 2 filhotes. Tornam-se sexualmente maduros após 2 anos de idade. 

Ameaças - espécie em extinção pela destruição do habitat prejudica a perpetuação da espécie, como também a caça indiscriminada para o tráfico de animais silvestres. 

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.