Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas






De 16 a 18 de outubro de 2013 ocorrerá o II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Com o tema “ Uso Público e Biodiversidade: Desafios de gestão e governança em áreas protegidas” o evento debaterá as diferentes realidades quanto a gestão do patrimônio natural e a função social de unidades de conservação e áreas protegidas tendo como referência  as redes de trilhas, de sua concepção ao manejo, buscando avaliar as relações entre a flora, a fauna e os contextos sociais envolvidos.

Na ocasião, ocorrerá ainda o I Colóquio Brasileiro da Red Latinoamericana de Senderismo em 17 de outubro na UERJ, evento este preparatório para a participação nacional no I Congreso de la Red Latinoamericana de Senderismo, que ocorrerá no Chile em 2014, quando será abordado o progresso feito para a rede até o momento.

Profissionais, pesquisadores, graduandos e pos-graduandos de Geografia, Ecologia, Biologia, Turismo e áreas afins  participe do II CNPMT  e colabore com o debate sobre a gestão de áreas protegidas a partir da análise dos aspectos geográficos, ecológicos e sociais do manejo de trilhas buscando responder perguntas como:

A implantação de redes de trilhas ou trilhas de longo percurso contribuem para a inclusão social, a manutenção de culturais locais e promoção da Bio e Geodiversidade? 

As metodologias aplicadas em Educação e Interpretação Ambiental junto a visitantes em trilhas de áreas protegidas são eficientes para aumentar a Percepção ambiental, valoração e interpretação das paisagens protegidas? 

O fluxo e o comportamento dos visitantes nas trilhas pode interferir na dinâmica de populações animais e vegetais e significar um risco à sua manutenção? 

As trilhas podem caracterizar efeito de borda a ponto de promover a fragmentação florestal significativamente? 

As metodologias aplicadas no manejo e monitoramento da visitação e seus impactos são eficazes? 

A implantação de trilhas para a visitação em áreas com diferentes graus de conservação pode ser um facilitador para a migração de espécies generalistas e animais domésticos ferais, por exemplo, com consequências para as populações protegidas locais? 

Em discussões sobre uso público e manutenção de espécies ameaçadas ou em risco de extinção, que aspectos de governança podem ser considerados efetivos para a gestão de áreas protegidas?



Fonte..:: IICNPMT

(evento_programação, ecoturismo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.