Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Papo de Biologia: CUTIA (Dasyprocta spp.)


Características - roedor de porte médio, possui quatro dentes roedores vermelhos bem na frente da boca, que nunca param de crescer. Atinge 50 cm de comprimento, pesando entre 1 a 2 Kg. Possui pelo áspero e de cor parda-amarelada, tornando-se mais avermelhada no traseiro e mais claro ventralmente . O corpo é grosso e as pernas finas, relativamente altas para um roedor. Cabeça alongada, com orelhas pequenas. Extremidades posteriores bem mais longas que as anteriores. Pés anteriores com 5 dedos, sendo o quinto muito pequeno e os posteriores com 3 dedos, munidos de fortes unhas curvas (com forma de cascos). A cauda é desprovida de pelos e tão rudimentar que quase não aparece. 

Habitat - campos e matas 

Ocorrência - todo o Brasil 

Hábitos - de hábitos normalmente noturnos, saindo da toca somente à tarde em busca de alimento. Vive sempre no chão e principalmente nas áreas secas, correndo e saltando com grande rapidez entre a vegetação. A posição que a cutia toma para se alimentar é bastante curiosa, ela senta sobre as patas de trás e segura a comida com as patas da frente. A cutia, durante a época de fartura de sementes as enterra com intenção de guardar para a época que irá faltar, mas quando vai procurar não encontra quase nada, pois as sementes na maioria já germinaram e se tornaram pequenas árvores, fato o qual lhe concede o apelido de agricultor da floresta. Refugia-se em tocas, principalmente em barrancos, sob raízes ou troncos ocos deitados no solo. 

Alimentação - frutos, raízes e vegetais suculentos, além de sua especialidade que são sementes (castanhas) de diversas árvores que encontra. Avança também sobre plantações de cana e macaxeira nas proximidades de seu território. 

Reprodução - dá a luz a dois ou três filhotes após uma gestação que varia de 109 a 123 dias. Os filhotes nascem dentro de uma toca escura feita em ocos de árvores, monchões de terra ou pedra. Pode ter até duas gestações em um ano.

Fonte..:: VivaTerra

(papo de biologia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..