Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

História Avenida Ana Costa em Santos SP



Estreio hoje a página sobre histórias de Santos contando sobre uma das mais importantes avenidas, a Avenida Ana Costa. Depois de um crime que marca o início de sua construção ,a avenida vem crescendo sendo assim considerada por muitos como a Avenida Paulista de Santos.

A construção da avenida começou com o resultado de um crime fatal. Na manhã do dia 8 de maio de 1889, Casemiro Alberto Matias Costa acompanhava seus trabalhadores, que abririam um caminho que ligaria a Vila Matias ao Gonzaga. O Caminho teria o nome de sua esposa, Ana Costa. Por volta de 10 horas, Casemiro foi abordado por seus irmãos Antonio Batista de Lima e Olivio de Lima, também donos da extensa terra.

Alegando que aquelas terras lhes pertenciam, os irmãos limas acabaram discutindo, e um tiro de revólver na testa leva Casemiro à morte. Casemiro veio falecer duas horas após o ocorrido e os irmãos Lima foram julgados pelo Tribunal do Júri da Cadeia Velha na Praça dos Andradas.Após mais de 24 horas de julgamento, devido a muitas falhas no processo, os irmãos Lima foram inocentados e liberados imediatamente. Após o crime a avenida continuou a sendo construída de ponta a ponta.

Agora chegamos a questão principal. Quem foi Dna. Ana Costa?

Ana Costa nasceu no dia 22 de setembro de 1857 na cidade de Maricá.Filha de José Paulo de Azevedo Sodré e Cândida Ribeiro de Almeida, Ana estudou no Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, e se casou com Casemiro, e desse matrimônio nasceram seis filhos.

Outro fato pouco conhecido, a Avenida Ana Costa foi a primeira via pública em Santos a receber iluminação elétrica. Esse serviço foi executado por etapas. No dia 15 de agosto de 1903, a Companhia de Ferro Carril Santista iluminou pela primeira vez o trecho de suas oficinas até a esquina da rua Carvalho de Mendonça.As lâmpadas foram colocadas de 50 em 50 metros, e os moradores da avenida na época ficaram impressionados com a beleza da mesma.

Fonte..:: Descubra Santos

(fots_antigas, fatos_históricos)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..