Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

História e Fotos Antigas da Avenida Ana Costa em Santos SP


Foto Antiga Santos SP: Avenida Ana Costa (s.d).

A construção da avenida começou com o resultado de um crime fatal. Na manhã do dia 8 de maio de 1889, Casemiro Alberto Matias Costa acompanhava seus trabalhadores, que abririam um caminho que ligaria a Vila Matias ao Gonzaga. O Caminho teria o nome de sua esposa, Ana Costa. Por volta de 10 horas, Casemiro foi abordado por seus irmãos Antonio Batista de Lima e Olivio de Lima, também donos da extensa terra.

Alegando que aquelas terras lhes pertenciam, os irmãos limas acabaram discutindo, e um tiro de revólver na testa leva Casemiro à morte. Casemiro veio falecer duas horas após o ocorrido e os irmãos Lima foram julgados pelo Tribunal do Júri da Cadeia Velha na Praça dos Andradas. Após mais de 24 horas de julgamento, devido a muitas falhas no processo, os irmãos Lima foram inocentados e liberados imediatamente. Após o crime a avenida continuou a sendo construída de ponta a ponta.

Agora chegamos a questão principal. Quem foi Dna. Ana Costa?

Ana Costa nasceu no dia 22 de setembro de 1857 na cidade de Maricá. Filha de José Paulo de Azevedo Sodré e Cândida Ribeiro de Almeida, Ana estudou no Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, e se casou com Casemiro, e desse matrimônio nasceram seis filhos.

Outro fato pouco conhecido, a Avenida Ana Costa foi a primeira via pública em Santos a receber iluminação elétrica. Esse serviço foi executado por etapas. No dia 15 de agosto de 1903, a Companhia de Ferro Carril Santista iluminou pela primeira vez o trecho de suas oficinas até a esquina da rua Carvalho de Mendonça. As lâmpadas foram colocadas de 50 em 50 metros, e os moradores da avenida na época ficaram impressionados com a beleza da mesma.

Foto Antiga Santos SP: Avenida Ana Costa (s.d).


Foto Antiga Santos SP: Panorâmica e Avenida Ana Costa (s.d).


Foto Antiga Santos SP: Panorâmica e Avenida Ana Costa.


Foto Antiga Santos SP: Avenida Ana Costa (s.d).


Foto Antigo Santos SP: (1931). Av. Ana Costa com Praça da Independência. À direita à residência da Condessa Áurea Conde. No local atualmente é um estacionamento de autos. 


Foto Antiga Santos SP: (1932) Avenida Ana Costa, à esquerda, o Parque Balneário Hotel, lado Cassino. À direita o Atlântico Hotel.

Foto Antiga Santos SP: (15 de maio de 1933) Acidente Caminhão na Avenida Ana Costa.  Em frente ao Educandário Anália Franco.


Avenida Ana Costa em 1950, justificando o apelido de Avenida das Palmeiras. Foto Poliantéia Santista, de Fernando Martins Lichti, vol. III, Gráfica Prodesan, Santos/SP, 1996. 


Foto Antiga Santos SP: Lofty na Avenida Ana Costa Bairro do Gonzaga (s.d.).


Para Roteiros de Turismo Históricos e Culturais em Santos e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.