Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

sábado, 22 de dezembro de 2012

São Vicente Ainda sem Selo Verde Azul / Sobe no Ranking, mas falta muito....


Por.. Victor Miranda

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente informou que cometeu uma falha na computação dos índices do selo Município Verde Azul, anunciados nesta semana. A nota de São Vicente saltou de 9,19 para 64,24, tirando o Município da pior colocação da Baixada Santista (Peruíbe ficou de fora) para o 200º lugar do ranking. 

Ainda sem o Selo Verde Azul (destinado a quem superar os 80 pontos) mas à frente de cidades como Cubatão, Mongaguá e Praia Grande.

A nota é atribuída de acordo com o desempenho de cada cidade em dez diretrizes: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Insatisfação
Mesmo após as devidas correções, a Prefeitura ainda não se mostra satisfeita com os resultados. De acordo com a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Lenita Lichti Martins, o Município deve pedir ao Estado uma reavaliação dos itens.

Lenita cita que a questão ambiental em São Vicente mudou bastante após a criação de uma secretaria voltada para o assunto, há 4 anos. “Hoje nós temos uma estrutura e um corpo técnico muito bons, incluindo fiscais ambientais, engenheiros e agrônomos.” 

Em 2011, a Cidade era a quinta colocada entre as nove cidades da Baixada Santista, em 235º no ranking geral. Ganhou, portanto, 35 posições.

“O que ainda atrapalha muito os nossos resultados é o tratamento de esgoto. É um desafio a ser vencido, que depende muito da Sabesp”, justifica Lenita. Ela ainda cita outro desafio importante, que é a recuperação da mata ciliar.

Para Renato Marchesini, gestor de Projetos da Caiçara Expedições, voltada ao turismo ecológico na região, o desafio é ainda maior. Não só para São Vicente, mas para as demais cidades. “Questões como o gerenciamento de resíduos, saneamento básico e propostas efetivas de educação ambiental precisam ser melhor alinhadas.”

Fonte..:: A TRIBUNA


(recicle suas idéias)


imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..