Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

sábado, 22 de dezembro de 2012

São Vicente Ainda sem Selo Verde Azul / Sobe no Ranking, mas falta muito....


Por.. Victor Miranda

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente informou que cometeu uma falha na computação dos índices do selo Município Verde Azul, anunciados nesta semana. A nota de São Vicente saltou de 9,19 para 64,24, tirando o Município da pior colocação da Baixada Santista (Peruíbe ficou de fora) para o 200º lugar do ranking. 

Ainda sem o Selo Verde Azul (destinado a quem superar os 80 pontos) mas à frente de cidades como Cubatão, Mongaguá e Praia Grande.

A nota é atribuída de acordo com o desempenho de cada cidade em dez diretrizes: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Insatisfação
Mesmo após as devidas correções, a Prefeitura ainda não se mostra satisfeita com os resultados. De acordo com a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Lenita Lichti Martins, o Município deve pedir ao Estado uma reavaliação dos itens.

Lenita cita que a questão ambiental em São Vicente mudou bastante após a criação de uma secretaria voltada para o assunto, há 4 anos. “Hoje nós temos uma estrutura e um corpo técnico muito bons, incluindo fiscais ambientais, engenheiros e agrônomos.” 

Em 2011, a Cidade era a quinta colocada entre as nove cidades da Baixada Santista, em 235º no ranking geral. Ganhou, portanto, 35 posições.

“O que ainda atrapalha muito os nossos resultados é o tratamento de esgoto. É um desafio a ser vencido, que depende muito da Sabesp”, justifica Lenita. Ela ainda cita outro desafio importante, que é a recuperação da mata ciliar.

Para Renato Marchesini, Turismólogo e Gestor de Projetos especialista em turismo ecológico na região, o desafio é ainda maior. Não só para São Vicente, mas para as demais cidades. “Questões como o gerenciamento de resíduos, saneamento básico e propostas efetivas de educação ambiental precisam ser melhor alinhadas.”

Fonte..:: A TRIBUNA


(recicle suas ideias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.