Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Grupo do Sesc Santos em Ilha Bela - Rota Passos dos Jesuitas / Caminhos de Anchieta

 Texto/Fotos..::  Leonardo Costa



Com objetivo de promover os atrativos turísticos dos municípios paulistas, a Rota Passos dos Jesuítas – Anchieta, que integra o Programa Caminha SP da Secretaria de Turismo de São Paulo, recebeu, no último domingo, 21, o grupo de 40 peregrinos denominado Caminhos Verdes que, de Santos partiu para Ilhabela.

O Grupo integrado por alunos do Sesc Santos busca estimular a prática da atividade física saudável em meio natural, associada ao bem-estar e melhoria de qualidade de vida. Com essa filosofia, somente neste ano, 12 etapas da Rota Caminhos dos Jesuítas já foram realizadas por esse grupo, que no último domingo, partiu de Santos cedinho de ônibus para Ilhabela, e lá, o guia já o esperava para o início do último percurso da Rota.

Para a assistente administrativa Nora Joice de Oliveira, 56, revela que desde o início deste ano realiza as caminhadas da Rota dos Jesuítas. “Nem lembro mais quantas viagens eu já fiz caminhando pela Rota entre o litoral sul e norte, mas todas foram maravilhosas, pois além de caminharmos bastante, nos divertimos bastante, fazemos muitos amigos que vão além das caminhadas. Formamos recentemente um grupo em que denominamos de a ‘Irmandade do Copo’ que assim que termina a caminhada, sentamos, tomamos algo e conversamos bastante, além de promovermos reuniões quase que mensalmente”.

Já o estreante de caminhada Antonio Colavitte Filho, 67, revela sua ansiedade. “Eu e minha esposa estamos bastante ansiosos para saber como será essa caminhada. Eu caminho bastante, ando muito a pé pela rua, mas aqui deve ser diferente, primeiro porque existe o aspecto histórico cultural e meio ambiente, pois conhecer in loco é a melhor aula que existe, segundo porque propicia a prática da atividade física”.

Com animação desde as seis da manhã, o grupo chegou a Ilhabela debaixo de sol e com um calor de 34 graus. Recebeu orientação do guia de turismo Renato Marchesini que ainda sorteou algumas lembranças da Rota Passos dos Jesuítas e partiram para uma caminhada de quatro horas.

É importante lembrar que a rota Passos dos Jesuítas – Anchieta, criada recentemente pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, é inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, com destaque para o poeta, professor e historiador, José de Anchieta. O projeto está plenamente inserido no mundo moderno e tecnológico. Cada um dos caminhos é orientado por um portal na internet onde o turista peregrino faz desde a sua inscrição até a impressão de seu certificado de participação. As rotas são monitoradas eletronicamente por meios de pórticos inteligentes, instalados nas diversas rotas. Um chip de memória, inserido em um cartão, faz a comunicação do caminhante com os pórticos, registrando, para a eternidade, sua participação.

O portal, que está apto a receber mensagens e fotos, permite interação com as diversas redes sociais e guarda recordações da jornada para que parentes e amigos dos caminhantes acompanhem, na tela do computador, sua trajetória.

Mais informações para grupos que assim como o Grupo Caminhos Verdes gostariam de realizar a Rota Passos dos Jesuítas e Rota Franciscana Frei Galvão, ambos do Programa Caminha SP, basta ligar no telefone 0300 745 0000 (de segunda a domingo das 8 às 18 horas) ou pelo e-mail: atendimento@passosdosjesuitas.com.br

Fonte..:: Secretaria de Turismo Estado de São Paulo

Contrate Guia de Turismo para realizar os Passos dos Jesuitas / Caminhos de Anchieta
entre em contato com a R9 Turismo 
Fale com o Guia de Turismo Especializado Renato Marchesini
Elaboramos toda logística e personalizando o roteiro conforme sua necessidade e perfil
(turismo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.