Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Turismo para Surdos - Turismo Libras - Turismo deficiente auditivo

Por..:: Ed Alípio

Desde o primeiro semestre de 2011 o Brasil vem sofrendo evasão de turistas para o exterior de uma forma acentuada. As diversas razões apontadas pelos especialistas são a queda da moeda estrangeira e a estabilidade financeira das classes B e C que aumentaram o seu poderio de compra devido ao controle da economia brasileira. Dessa forma o Mtur (Ministério do Turismo) vem buscando soluções estratégicas para incentivar a permanência dos turistas em terras tupiniquins, mas será um trabalho árduo e a longo prazo. O Brasil possui um cenário exuberante de dar inveja a qualquer gringo, porém tem um turismo caro e não tão acessível  aos brasileiros como deveria ser.  Infelizmente o turismo nacional vem perdendo público não apenas porque é caro, mas porque ainda não entendeu que há necessidade de fazer alguns ajustes neste mercado e conseqüentemente no seu público alvo.

Recentemente passou uma reportagem na TV a respeito de um grupo de cegos que foi fazer um passeio turístico na cidade do Rio de Janeiro com direito a passeios de lanchas, submarinos e helicópteros.  Parece utópico, mas é uma realidade que cresce cada vez mais, ou seja, o surgimento de perfis diferentes dos quais não estamos acostumados a ver.

Um outro perfil que está se destacando no mercado turístico e vem crescendo consideravelmente é o de "surdos". São pessoas que possuem alguma deficiência auditiva e que encontram dificuldades  na prática de atividades turísticas pela falta de intérpretes com  conhecimentos em turismo e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Seria de enorme valia a elaboração de ações e de projetos que possam vir de encontro as necessidades deste perfil que cresce a todo instante. Este crescimento não é pelo fato de estar nascendo mais crianças com determinados problemas, e sim, pela oportunidade que a estabilização da moeda brasileira trás aos milhares de cidadãos que estão saindo da linha da pobreza.

Pensar em estratégia não é apenas buscar soluções financeiras para evitar a evasão de turistas, e sim discutir políticas públicas do turismo que possam conscientizar os setores públicos e privados sobre os novos perfis e dar condições para que eles valorizem o que há de mais lindo no Brasil. Afinal o turismo é para todos.


(turismo, turismo adaptado)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.