Turismo Consciente do Litoral de São Paulo = Blog Caiçara!.............Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo...........Receptivo Baixada Santista - Litoral de São Paulo....Seja Bem Vindo!

..:: Pesquisa Blog Caiçara ::..

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Jardins da orla de Santos: preparados para a primavera e admirados o ano inteiro

A primavera se inicia às 11h49 do próximo dia 22, e os jardins da orla estão sendo preparados pela prefeitura para ficarem ainda mais bonitos na estação das flores. Com sua rica combinação de árvores, plantas diversas, arbustos, flores e um gramado uniforme, a extensa área verde é admirada por munícipes e turistas não só pela beleza, mas também por seu tamanho.

Foto de..:: Cândido Gonzalez

Desde 8 de março de 2001 é reconhecida pelo The Guinness Book of Records (O Livro do Recordes) como o maior jardim frontal de praia do mundo. São 5.335m de comprimento, cobrindo 218.800 m² de área, com largura média de 45 metros.

Os cuidados ficam a cargo de sete equipes do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, formadas por jardineiros, podadores, ajudantes e microtatoristas que executam um trabalho minucioso e contínuo ao longo do ano. É no inverno que reformam os canteiros, introduzem novas mudas e fazem as podas de limpeza e de formação, retirando flores e galhos secos.

Todo o material cortado, inclusive a grama, volta para a terra como adubo, sem perder nutrientes. Ao mesmo tempo, formam uma cobertura que evita o crescimento de erva daninha. Periodicamente, são plantados novos lotes de mudas para incrementar e repor os canteiros de matrizes.

Para o encarregado de um dos grupos, Edmilson Lima Santos, de 65 anos, o jardim da orla faz parte de sua vida. “Tenho 47 anos de prefeitura e 25 deles dedicados aos jardins”, conta ele com a alegria de quem já poderia ter se aposentado, mas faz da profissão a sua realização pessoal.

Sinais
Quem passeia pelas alamedas já nota os sinais da próxima estação. São 920 canteiros, com mais de 70 espécies ornamentais, como lírios da paz, biris vermelhas, dracenas, pingos de ouro, paulistinhas, margaridas brancas e amarelas, crinuns brancos e coleus. São do tipo perene, mais resistentes ao clima da região, que apresenta umidade, salinidade e vento.

Os jardins da orla contam ainda com 853 árvores e 1.088 palmeiras. Segundo o engenheiro João Cirillo, chefe setor, caminhar pelo jardim é descobrir, a cada passo, tonalidades, texturas e aromas diferentes.

Diariamente, o aposentado Osvaldo Pereira Filho, o Vadinho, de 68 anos caminha desde o Aquário até o canal 3, e sempre se encanta com o jardim. Domerina Campos, de 80 anos, que é do mato Grsso do Sul, concorda: “é uma obra da natureza. Tem a interferência do homem, mas primeiramente a mão de Deus”. Os turistas Necy e Ataniel Rodrigues do Santos vieram de Porto Velho (Rondônia), e não se cansavam de tirar fotos do jardim santista. “Estamos impressionados com essa maravilha”, disseram.

História
A proposta de criar um jardim na praia de Santos nasceu em 1914, fruto de um estudo de urbanização desenvolvido pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito. Começou a ser posta em prática em 1939, na gestão do prefeito Aristides Bastos Machado, de quem o jardim herdou o nome oficial. Nos anos 40 e 50, o espaço ganhou fontes, postos de salvamento e o Aquário Municipal. Posteriormente, sofreu alterações quando o prefeito Antônio Feliciano duplicou as avenidas da praia.


(turismo)

A Caiçara Expedições possui passeios de bicicleta 
na Orla de Santos e Cidades da Região
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caiçara Expedições agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz>>>

Prêmio Top Blog 2013/2014

Prêmio Top Blog 2013/2014
1º lugar "Oscar dos Blogs Brasileiros" na categoria Viagem e Turismo Profissional, pelo voto popular.

..:: Últimos Posts ::..

..:: O nós é feito de eus ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..

..:: Feito com Muito Carinho ::..